Sábado, 23 de Novembro de 2024
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Topazio Tintas
UNIFIP
Banner Dra Rhaissa
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Brasil Brasil

Preço de alimentos já sobe mais que o dobro da inflação este ano; Feijão, arroz, batata e cenoura lideram

Em janeiro e fevereiro, custo da comida em casa subiu 2,95%, contra 1,25% do IPCA. El Niño afetou colheita. Feijão, arroz, batata e cenoura já têm alta superior a 10% em 2024

14/03/2024 às 20h26
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: O Globo
Compartilhe:
Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo
Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo

Os preços dos alimentos consumidos nos domicílios das famílias brasileiras vêm subindo acima da inflação desde outubro do ano passado. E, só este ano, em janeiro e fevereiro, a alta chega a 2,95% ? ou seja, mais que o dobro do 1,25% do IPCA, índice oficial de inflação deste ano.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Não por acaso o tema entrou no radar do presidente Lula, que realizou uma reunião ministerial para discutir os preços dos alimentos, nesta quinta-feira (14).

Em fevereiro, a alta de preços foi puxada por cebola, batata-inglesa, frutas, arroz e leite longa vida. No ano, o preço da batata-inglesa já subiu 38,24 e da cenoura, 56,99%.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Ao divulgar os dados da inflação de fevereiro, André Almeida, gerente da pesquisa do IBGE, explica que os preços dos alimentos, principalmente in natura, tem sido impactados pelo clima desde o fim do ano passado. Já há uma desaceleração das altas, mas ainda assim os alimentos têm ficado mais caros.

? No final do ano passado e início desse ano, tivemos um efeito mais intenso por conta do El Niño. Tivemos muitas ondas de calor, um volume de chuvas muito acima do tradicional.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

A alta nos alimentos atingiu alguns itens com forte presença na mesa dos brasileiros. Veja alguns exemplos de preços que subiram mais de 10% este ano:

Cenoura: 56,99%

Batata-inglesa: 38,24%

Banana prata: 17,45%

Feijão carioca: 15,27%

Feijão preto: 11,95%

Arroz: 10,32%

Fonte: O Globo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Dom 36°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras