Sábado, 23 de Novembro de 2024
Banner Dra Rhaissa
Banner Hmais Onco
Banner Topazio Tintas
Banner Clima Sublime
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Brasil Brasil

Governo Lula anuncia pente-fino no INSS; saiba onde poderá haver cortes

Os cortes poderão acontcer depois que servidores públicos do INSS realizarem a revisão de benefícios assistenciais e, ao analisar os auxílios por incapacidade temporária

18/03/2024 às 15h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte - Portal Correio
Compartilhe:
Imagem - Meuvalordi
Imagem - Meuvalordi

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) declarou que será iniciada, ainda em 2024, uma avaliação minuciosa, chamada ?pente-fino?, para verificar a regularidade do pagamento dos benefícios por incapacidade. O advogado Thiago Cavalcante explica quais benefícios serão revisados e como proceder.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Os servidores públicos do INSS vão iniciar a revisão pelos benefícios assistenciais e, em seguida, vão analisar os benefícios de auxílios por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Também entra na lista o seguro defeso, benefício para a pessoa que sobrevive da pesca artesanal.

O advogado Thiago Cavalcante explica como será a revisão para cada beneficiário.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP
  • No BPC, a revisão avaliará se o beneficiário ainda preenche os critérios de deficiência e impedimento a longo prazo, assim como o requisito de miserabilidade do benefício, isto é, renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo (não consideradas as rendas provenientes de outro BPC no grupo familiar ou de aposentadoria no valor de 1 salário mínimo de idoso maior de 65 anos);
  • No auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), os beneficiários deverão ser convocados para perícia médica para avaliação das patologias e verificação da existência ou não da incapacidade que deu causa à concessão do benefício;

?Primeiramente, o beneficiário deve manter os dados cadastrais no INSS sempre atualizados e aguardar a convocação da autarquia por SMS, e-mail, ligação ou correspondência?, explica o advogado Thiago Cavalcante sobre os procedimentos a serem adotados pelos beneficiários.

Dependendo da natureza do benefício e do que for apurado nas revisões, o benefício pode ser cortado. Mas o advogado Thiago Cavalcante ressalta que antes de qualquer ação de corte por parte do INSS, o beneficiário poderá se defender administrativamente. ?Ele pode também ser convocado para uma perícia médica revisional, quando for o caso de questionamento na incapacidade que deu causa ao benefício?, explica o advogado.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Diante desse contexto, qualquer pessoa que venha a ser convocada pelo INSS deverá comparecer a uma agência para o procedimento correto.

Fonte - Portal Correio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Dom 36°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras