Sábado, 19 de Abril de 2025
Banner Dra Joyce
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Banner Chacara Canaa
Banner Clima Sublime
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Brasil Brasil

Governo Lula anuncia pente-fino no INSS; saiba onde poderá haver cortes

Os cortes poderão acontcer depois que servidores públicos do INSS realizarem a revisão de benefícios assistenciais e, ao analisar os auxílios por incapacidade temporária

18/03/2024 às 15h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte - Portal Correio
Compartilhe:
Imagem - Meuvalordi
Imagem - Meuvalordi

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) declarou que será iniciada, ainda em 2024, uma avaliação minuciosa, chamada ?pente-fino?, para verificar a regularidade do pagamento dos benefícios por incapacidade. O advogado Thiago Cavalcante explica quais benefícios serão revisados e como proceder.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Os servidores públicos do INSS vão iniciar a revisão pelos benefícios assistenciais e, em seguida, vão analisar os benefícios de auxílios por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Também entra na lista o seguro defeso, benefício para a pessoa que sobrevive da pesca artesanal.

O advogado Thiago Cavalcante explica como será a revisão para cada beneficiário.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos
  • No BPC, a revisão avaliará se o beneficiário ainda preenche os critérios de deficiência e impedimento a longo prazo, assim como o requisito de miserabilidade do benefício, isto é, renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo (não consideradas as rendas provenientes de outro BPC no grupo familiar ou de aposentadoria no valor de 1 salário mínimo de idoso maior de 65 anos);
  • No auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), os beneficiários deverão ser convocados para perícia médica para avaliação das patologias e verificação da existência ou não da incapacidade que deu causa à concessão do benefício;

?Primeiramente, o beneficiário deve manter os dados cadastrais no INSS sempre atualizados e aguardar a convocação da autarquia por SMS, e-mail, ligação ou correspondência?, explica o advogado Thiago Cavalcante sobre os procedimentos a serem adotados pelos beneficiários.

Dependendo da natureza do benefício e do que for apurado nas revisões, o benefício pode ser cortado. Mas o advogado Thiago Cavalcante ressalta que antes de qualquer ação de corte por parte do INSS, o beneficiário poderá se defender administrativamente. ?Ele pode também ser convocado para uma perícia médica revisional, quando for o caso de questionamento na incapacidade que deu causa ao benefício?, explica o advogado.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Diante desse contexto, qualquer pessoa que venha a ser convocada pelo INSS deverá comparecer a uma agência para o procedimento correto.

Fonte - Portal Correio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 36°

Dom 35°C 22°C
Seg 34°C 22°C
Ter 35°C 22°C
Qua 35°C 22°C
Qui 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras