Quinta, 16 de Maio de 2024
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
Dra Felianne
UNIFIP
Brasil Fuga de Mossoró

Após 46 dias, Força Nacional deixa operação de busca por fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Equipes permaneceram em atividade até a sexta-feira (29) e deixam a operação em busca de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, que chegou ao 46º dia.

31/03/2024 às 05h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Inter TV Cabugi e g1 RN
Compartilhe:
Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca
Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca

A Força Nacional encerrou nesta sexta-feira (29) a participação nas buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. Nesta semana, o Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu não renovar o uso das equipes na operação, e o último prazo estipulado se encerrou.

Continua após a publicidade

Neste sábado (30), as equipes da Força Nacional começaram a deixar a cidade de Mossoró, onde a operação estava concentrada. Os agentes começaram a preparar as viaturas antes das 6h.

Antes de sair, eles se reuniram, fizeram uma espécie de oração e depois foram entrando nas viaturas. As primeiras saíram de Mossoró por volta das 6h45. As últimas deixaram o local às 7h15. Os veículos seguiram para o Rio de Janeiro e Roraima.

Ao todo, mais de 100 agentes e 20 viaturas estavam envolvidos nas buscas.

Continua após a publicidade
Força Nacional deixa Mossoró — Foto: Inter TV Costa Branca
Força Nacional deixa Mossoró — Foto: Inter TV Costa Branca

A Força Nacional chegou a Mossoró na madrugada do dia 23 de fevereiro, após o uso ter sido autorizado no dia 19 pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro. Desde então, a operação em busca da dupla, que chegou aos 46º dia neste sábado, se concentra entre as cidades vizinhas Mossoró e Baraúna.

8/3/24 - Operação por buscas e recaptura dos fugitivos da Penitenciária de Mossoró na área rural de Baraúna. Força Nacional sendo utilizada — Foto: Júnior Alves
Foto: Júnior Alves

De acordo com o secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, a retirada da Força Nacional da região onde as buscas estavam concentradas não significa que as buscas estão encerradas e é parte de uma mudança de estratégia na operação para a recaptura da dupla.

"Faz parte de uma nova estratégia que estamos adotando no local, de intensificação e concentração de esforços na investigação e na atividade de inteligência. Por isso que não necessariamente precisamos de uma quantidade muito grande de policiais para fazer esse tipo de trabalho", explicou em entrevista à TV Globo, em Brasília.

Apesar disso, o secretário informou que, caso seja necessário uma intensificação das buscas na região de Mossoró e Baraúna, isso ficará a cargo das polícias Militar, Civil e Penal.

"Ainda vai permanecer em Mossoró a nossa Força Nacional Penal. São policiais penais que estão atuando também em apoio a essas atividades, mas especialmente em reforço à Penintenciária Federal de Mossoró", disse.

 

"Precisamos apenas mudar o foco e concentrar os esforços no que interessa agora, que é atividade de inteligência, que vai dar suporte a essas investigações e às ações de recaptura", disse.
A Força Nacional é composta por policiais e bombeiros militares, além de policiais civis e peritos. 

A fuga

Rogério e Deibson fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas. Os dois presos, originalmente do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023 e são do Comando Vermelho.

Esta foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda penitenciárias em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Fonte: Inter TV Cabugi e g1 RN

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h05 - Fonte: ClimaTempo
34°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Sex 34°C 20°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 32°C 23°C
Seg 34°C 22°C
Ter 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras