
Reunido em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), o Pleno do Tribunal de Contas do Estado apreciou e julgou regulares mais seis processos de prestação de contas de prefeituras municipais, seguindo o ritmo de celeridade, após a introdução do processo de acompanhamento da gestão em tempo real e dos relatórios iniciais eletrônicos. Aprovadas foram as contas dos municípios de Nova Floresta (2021 e 2022), Pitimbu e Cuité, relativas a 2021, Amparo e Congo, referente ao exercício de 2022.
O presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz Filho, enfatizou a importância do acompanhamento da gestão em tempo real. Na oportunidade, o TCE orienta os gestores em todas as fases da execução orçamentária e alerta os municípios, quanto ao cumprimento dos índices constitucionais, e quando detecta impropriedades, permitindo assim, que os prefeitos façam as correções das falhas ou irregularidades, ainda no exercício em análise. Com essa nova realidade, o número de contas regulares aumentou consideravelmente.
Embargos – O colegiado não conheceu os embargos de declaração interpostos pelo ex-secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros (proc. nº 19426/18), que buscava rediscutir o mérito em relação à decisão consubstanciada no Acórdão APL TC 00410/23, emitido, quando da apreciação do julgamento do recurso de apelação. Entendeu a Corte que os argumentos apresentados não se configuram em obscuridade, omissão ou contradição, requisitos indispensáveis para o recurso apresentado.
Rejeitados também foram os embargos apresentados pelo ex-prefeito de São José de Piranhas, Domingos Leite da Silva Neto (proc. nº 04121/16), em face do Acórdão APL TC 00062/2024, decorrente de julgamento de Recurso de Revisão. Também não foram observados os requisitos para a interposição dos embargos, no caso, omissão, contradição e obscuridade.
TCE-PB
  Conscientização   Secretaria de Meio Ambiente de Matureia lança o Projeto Cidade Limpa  
  Eleições 2026  Nabor Wanderley amplia força política e recebe apoios de Jane e Emerson Panta, em Santa Rita  
  Nova Emenda  Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato 
  Falta de Vascular  Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos  
  Convênio  Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para estágio de universitários no município  
  Eleições 2026  No Brejo, 13 prefeitos anunciam apoio à pré-candidatura de Nabor Wanderley ao Senado Federal 
  Baixa Umidade   Inmet emite alerta de perigo para clima extremamente seco em Patos e outras cidades da Paraíba  
  Análise  “Voto volátil” deve definir as eleições de 2026, analisa Eryvelton Lima, do Instituto Data Ducks  
  Nova sede  Patos dá passo histórico com lançamento da Pedra Fundamental do Fórum da Justiça Federal Mín. 23° Máx. 37°