Quinta, 01 de Janeiro de 2026
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Política Eleições 2026

Nabor entra o ano restando pouco mais de três meses à frente da Prefeitura de Patos, caso seja candidato nas eleições de outubro

Pela legislação eleitoral, prefeitos e governadores que vão concorrer a outros cargos este ano, precisam renunciar até o dia 4 de abril

01/01/2026 às 18h00
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Com a entrada do ano eleitoral, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, tem pouco mais de três meses à frente da Prefeitura de Patos, caso seja confirmada a sua candidatura ao Senado nas eleições deste ano.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

De acordo com o calendário eleitoral, Nabor e os demais prefeitos eleitos ou reeleitos em 2024 que disputarão as eleições deste ano terão até o dia 4 de abril para renunciar ao cargo de prefeito, aos mandatos conquistados nas urnas em 2024, seja para concorrer ao Senado ou a qualquer outro cargo em disputa nas eleições do dia 4 de outubro.

Porém, diferente do que acontece com os cargos legislativos de deputado federal, estadual e senador — em que, quando o político perde o pleito, retorna ao cargo anteriormente ocupado —, Nabor ficará sem mandato após a eleição caso não tenha sucesso nas urnas, ficando a Prefeitura de Patos sob a responsabilidade do atual vice-prefeito, Jacob Souto, até 31 de dezembro de 2028, quando se encerra o atual exercício administrativo conquistado nas urnas em 2024.

Outro detalhe é que o ato de renúncia impedirá Nabor de concorrer ao cargo de prefeito de Patos em 2028, uma vez que, mesmo Jacob estando prefeito a partir de abril de 2026, ele dará continuidade ao mandato que teve início com Nabor em 1º de janeiro de 2025, fato que indiretamente caracterizaria um terceiro mandato, situação não prevista pela legislação eleitoral.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Embora a renúncia possa ocorrer antes de 4 de abril, as informações apuradas até o momento dão conta de que ela só deve acontecer próximo à data limite, como forma de organizar as ações administrativas que serão entregues à responsabilidade do vice-prefeito Jacob Souto, que assumirá a condição de prefeito dias após a abdicação do mandato.

Durante o ano passado, Nabor fez uma série de visitas a lideranças políticas de todo o estado, dentro do período de pré-campanha, e teve seu nome cotado como candidato a vice-governador, ao lado de Lucas Ribeiro. Porém, a possibilidade foi descartada em publicação feita por sua assessoria.

Pela legislação eleitoral, prefeitos e governadores que vão concorrer a outros cargos neste ano precisam renunciar até o dia 4 de abril, enquanto os secretários de prefeituras ou de governos estaduais, bem como os ministros de Estado, precisam se desincompatibilizar de seus cargos até a mesma data, seis meses antes do pleito de outubro.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Sex 35°C 22°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 37°C 22°C
Seg 37°C 22°C
Ter 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras