
Com a entrada do ano eleitoral, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, tem pouco mais de três meses à frente da Prefeitura de Patos, caso seja confirmada a sua candidatura ao Senado nas eleições deste ano.
De acordo com o calendário eleitoral, Nabor e os demais prefeitos eleitos ou reeleitos em 2024 que disputarão as eleições deste ano terão até o dia 4 de abril para renunciar ao cargo de prefeito, aos mandatos conquistados nas urnas em 2024, seja para concorrer ao Senado ou a qualquer outro cargo em disputa nas eleições do dia 4 de outubro.
Porém, diferente do que acontece com os cargos legislativos de deputado federal, estadual e senador — em que, quando o político perde o pleito, retorna ao cargo anteriormente ocupado —, Nabor ficará sem mandato após a eleição caso não tenha sucesso nas urnas, ficando a Prefeitura de Patos sob a responsabilidade do atual vice-prefeito, Jacob Souto, até 31 de dezembro de 2028, quando se encerra o atual exercício administrativo conquistado nas urnas em 2024.
Outro detalhe é que o ato de renúncia impedirá Nabor de concorrer ao cargo de prefeito de Patos em 2028, uma vez que, mesmo Jacob estando prefeito a partir de abril de 2026, ele dará continuidade ao mandato que teve início com Nabor em 1º de janeiro de 2025, fato que indiretamente caracterizaria um terceiro mandato, situação não prevista pela legislação eleitoral.
Embora a renúncia possa ocorrer antes de 4 de abril, as informações apuradas até o momento dão conta de que ela só deve acontecer próximo à data limite, como forma de organizar as ações administrativas que serão entregues à responsabilidade do vice-prefeito Jacob Souto, que assumirá a condição de prefeito dias após a abdicação do mandato.
Durante o ano passado, Nabor fez uma série de visitas a lideranças políticas de todo o estado, dentro do período de pré-campanha, e teve seu nome cotado como candidato a vice-governador, ao lado de Lucas Ribeiro. Porém, a possibilidade foi descartada em publicação feita por sua assessoria.
Pela legislação eleitoral, prefeitos e governadores que vão concorrer a outros cargos neste ano precisam renunciar até o dia 4 de abril, enquanto os secretários de prefeituras ou de governos estaduais, bem como os ministros de Estado, precisam se desincompatibilizar de seus cargos até a mesma data, seis meses antes do pleito de outubro.
Prevenção Prefeitura promove dia “B” da Saúde Bucal com atendimentos na rede municipal de ensino
Definido Aguinaldo Ribeiro terá o comando da Federação União Progressistas na Paraíba
SAÚDE PÚBLICA Audiência Pública na Câmara de Patos apresenta relatório de gestão da saúde referente a 2025
SAÚDE Vereadora Nega Fofa solicita atendimentos noturnos em unidade de saúde do Conjunto Itatiunga
PROTEÇÃO À MULHER Câmara Municipal marca presença no evento “Vozes Femininas” e reforça compromisso com a proteção das mulheres em Patos
Recomendação MPPB recomenda que Câmara de Emas impeça retorno de ex-vereador condenado por falsidade ideológica
Mudanças Nomeação é publicada e Dario Durigan assume Fazenda no lugar de Haddad, que disputará o governo de SP
EDUCAÇÃO Salgadinho conquista premiação educacional pelo segundo ano consecutivo; Escola Monsenhor Manoel Vieira é destaque em 2026
AGRICULTURA FAMILIAR Mais uma etapa do Garantia Safra é paga a agricultores de Cacimba de Areia - PB Mín. 23° Máx. 35°