Segunda, 30 de Setembro de 2024
Onco Patos
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Brasil Saidinha

Mais de 15 mil presos não voltaram para a prisão após “saidinhas”

A unidade federativa com mais registros de abandono após as “saidinhas” é São Paulo. Dado consta no Relatório de Informações Penais

13/04/2024 às 12h00 Atualizada em 13/04/2024 às 12h19
Por: Marcos Oliveira Fonte: Metrópoles 
Compartilhe:
Ascom/Secretaria de Estado de Administração Penitenciária
Ascom/Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

O número de detentos que não retornaram às prisões após desfrutarem das saídas temporárias – as conhecidas “saidinhas” ou “saidões” – passou dos 15 mil no ano passado. O dado consta no Relatório de Informações Penais, que é elaborado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Continua após a publicidade

De janeiro a junho do ano passado, foram 7.630 que não retornaram à unidade prisional, o que representa cerca de 6,3% do total que teve acesso ao benefício. No semestre seguinte, de julho a dezembro, foram 7.619 registros de abandono, uma fatia de 5,6%.

Dispõem do benefício da saída temporária apenas detentos em regime semiaberto e que já tenham cumprido um sexto da pena total e com bom comportamento. Durante o período de liberdade, é proibido que eles frequentem bares e casas noturnas, além de ser exigido o recolhimento à residência visitada no período noturno.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

A saída temporária está prevista na Lei de Execução Penal, que entrou em vigor em 1984. O instrumento foi sancionado pelo general João Batista Figueiredo, durante a ditadura militar.

Somados os dois ciclos de pesquisa de 2023, a unidade da Federação com mais abandonos é São Paulo, 5,9 mil registros. Na segunda posição, figura o estado de Minas Gerais, com 1,9 mil presos, e na sequência o Rio de Janeiro, com 1,3 mil casos.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Os dados provêm do Formulário de Informações Prisionais, dentro do Sistema Nacional de Informações Penais (Sisdepen), que é preenchido por servidores indicados pelas secretarias de Administração Prisional de todos os estados e do Distrito Federal.

Metrópoles entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para comentar as informações, mas não houve retorno até o momento. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Fonte - Mateus Salomão / Metrópoles 

Foto - Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

 

Patos, PB Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
35°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Ter 35°C 20°C
Qua 36°C 21°C
Qui 36°C 22°C
Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras