Terça, 26 de Novembro de 2024
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dra Rhaissa
Banner Clima Sublime
Banner Topazio Tintas
UNIFIP
Brasil Saidinha

Mais de 15 mil presos não voltaram para a prisão após “saidinhas”

A unidade federativa com mais registros de abandono após as “saidinhas” é São Paulo. Dado consta no Relatório de Informações Penais

13/04/2024 às 12h00 Atualizada em 13/04/2024 às 12h19
Por: Marcos Oliveira Fonte: Metrópoles 
Compartilhe:
Ascom/Secretaria de Estado de Administração Penitenciária
Ascom/Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

O número de detentos que não retornaram às prisões após desfrutarem das saídas temporárias – as conhecidas “saidinhas” ou “saidões” – passou dos 15 mil no ano passado. O dado consta no Relatório de Informações Penais, que é elaborado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De janeiro a junho do ano passado, foram 7.630 que não retornaram à unidade prisional, o que representa cerca de 6,3% do total que teve acesso ao benefício. No semestre seguinte, de julho a dezembro, foram 7.619 registros de abandono, uma fatia de 5,6%.

Dispõem do benefício da saída temporária apenas detentos em regime semiaberto e que já tenham cumprido um sexto da pena total e com bom comportamento. Durante o período de liberdade, é proibido que eles frequentem bares e casas noturnas, além de ser exigido o recolhimento à residência visitada no período noturno.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

A saída temporária está prevista na Lei de Execução Penal, que entrou em vigor em 1984. O instrumento foi sancionado pelo general João Batista Figueiredo, durante a ditadura militar.

Somados os dois ciclos de pesquisa de 2023, a unidade da Federação com mais abandonos é São Paulo, 5,9 mil registros. Na segunda posição, figura o estado de Minas Gerais, com 1,9 mil presos, e na sequência o Rio de Janeiro, com 1,3 mil casos.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Os dados provêm do Formulário de Informações Prisionais, dentro do Sistema Nacional de Informações Penais (Sisdepen), que é preenchido por servidores indicados pelas secretarias de Administração Prisional de todos os estados e do Distrito Federal.

Metrópoles entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para comentar as informações, mas não houve retorno até o momento. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Fonte - Mateus Salomão / Metrópoles 

Foto - Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 37°C 24°C
Dom 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras