Neste sábado (13), o Campeonato Brasileiro 2024 teve seu pontapé inicial. O Criciúma, que havia disputado em 2014 a divisão de elite pela última vez, empatou com o Juventude, pelo placar de 1 a 1, no Estádio Heriberto Hulse. Os gol dos mandantes foi marcado por Renato Kayzer, no primeiro tempo, já Jean Carlos cravou o tento dos visitantes.
Assim, o Criciúma, com um ponto contabilizado, assume provisoriamente a segunda posição do torneio nacional, já que a rodada ainda terá outros jogos pela frente. Já o Juventude, também com uma unidade, fica em terceiro lugar.
A partida também contou com a presença de membros da comissão técnica de Dorival Júnior na seleção brasileira.
Pela segunda rodada do Brasileirão, na próxima quarta-feira (17), o Criciúma visita o Atlético-MG, às 20h (de Brasília), na Arena MRV. O Juventude, por sua vez, no mesmo dia e horário, recebe o Corinthians, no Estádio Alfredo Jaconi.
Aos 18 minutos, Gilberto, atacante do Juventude, foi substituído após sentir lesão no músculo posterior da coxa direita. Assim, Roger Machado teve que fazer a primeira alteração, colocando o camisa 7 Erick Farias em campo.
Quando o cronômetro marcou 22 minutos, Eder, do Criciúma, foi derrubado dentro da área por Zé Marcos, com uma carga nas costas, e o árbitro assinalou a penalidade máxima. Após mais de seis minutos de demora por conta de análise do lance feita pelo VAR, Bruno Pereira Vasconcelos voltou atrás em sua decisão, já que, segundo a arbitragem, havia impedimento no ataque.
O Criciúma inaugurou o marcador aos 36 minutos ainda da primeira etapa. Marquinhos Gabriel lançou para Marcelo Hermes, que, de cabeça, mandou para Renato Kayzer, dentro da área. O atacante conseguiu fazer belo giro e finalizar forte, estufando as redes de Gabriel.
O empate do Juventude veio aos 19 minutos da etapa complementar. Jean Carlos recebeu passe de Jadson pela esquerda do campo de ataque, costurou a marcação e, de fora da área, finalizou rasteiro no canto direito de Alisson.
Fonte: ESPN
Mín. 23° Máx. 36°