
Entre os dias 4 e 10 de abril, a UBS Pedro Leandro, no bairro Vila Mariana, em Patos-PB, foi palco do projeto Saúde Sexual e Reprodutiva, com foco no planejamento familiar e disponibilizando a inserção de DIU para mulheres interessadas em adotar um método contraceptivo não hormonal.
A iniciativa, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PB) e da Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, resultou na inserção de mais de 100 DIUs e realização de 140 atendimentos ginecológicos de enfermagem.
Segundo Ayrla Soares, coordenadora do programa Saúde da Mulher do município, as inserções terão continuidade, e os locais de atendimento serão divulgados em breve.
Esta primeira etapa do projeto visa capacitar os profissionais de enfermagem do município para atender em todas as quatro Diretorias de Gestão Administrativa (DGAs) da cidade, garantindo uma cobertura ampla e facilitando o acesso das mulheres aos serviços de saúde.
Os resultados tangíveis deste projeto são diversos, incluindo a redução da gravidez indesejada, a diminuição da mortalidade materna e infantil, e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Secom - Prefeitura de Patos
DOAÇÂO DE SANGUE Hemonúcleo de Patos funcionará até quinta-feira (29) e retomará atendimento em 3 de novembro; unidade reforça necessidade de doações
BALANÇO HOSPITALAR Complexo de Patos atende 280 pessoas na Urgência e Emergência e realiza 31 cirurgias no plantão do fim de semana
DICAS O perigo oculto de seguir dicas de internet para tratamentos hormonais
NOVA AMBULÂNCIA Cacimba de Areia é contemplada com uma nova ambulância USB
CONCURSO PÚBLICO Convocação de aprovados da PB Saúde para o Sertão depende da abertura de novos hospitais, explica superintendente
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS Paraíba registra nova doação de órgãos e segundo transplante 100% SUS em menos de dez dias
SAÚDE Lucas Ribeiro visita Centro de Hemodiálise de Pombal e participa de entrega de veículos para Saúde no Sertão
BALANÇO HOSPITALAR Hospital de Patos atende 285 pessoas e realiza 31 cirurgias durante plantão do fim de semana
DOENÇA RARA Consulta pública avalia inclusão de medicamento de alto custo para pacientes com ataxia de Friedreich no SUS; prazo vai até 20 de outubro Mín. 23° Máx. 37°