
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou na última terça-feira (23) um Projeto de Lei que reconhece o pastel de carne com açúcar como patrimônio cultural imaterial do Estado. Sob autoria do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), a proposta obteve respaldo em plenário, com exceção de uma abstensão registrada durante a votação.
O impulso para essa iniciativa veio após a menção feita pela paraibana Juliette Freire, que durante uma entrevista trouxe à tona a singularidade e o sabor característico do pastel de carne com açúcar, gerando um grande interesse nas redes sociais. O deputado destacou que essa iguaria, tão apreciada pelos paraibanos, também alvo de desejo por pessoas de outras regiões do país.
Ao defender a aprovação do projeto, o deputado ressaltou a importância de preservar e reconhecer elementos que fazem parte da identidade cultural de um povo. Para ele, o pastel de carne com açúcar representa uma verdadeira explosão de sabores e memórias, que merece ser valorizada e protegida como parte do patrimônio cultural da Paraíba.
A deputada Cida Ramos se absteve na votação. Na explicação, alegou que há outras comidas típicas na região que mereciam a honraria, como comidas de tradição quilombola e indígenas. O projeto ainda vai para sanção do governador.
Deputado Tovar Correia - Áudio: ALPB, com edição de Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM
Lei suspensa TJPB mantém suspensão de lei e academias podem cobrar taxa de personal trainers
SAÚDE Hospital São Francisco realiza evento interno em alusão ao Outubro Rosa com a participação da mastologista Dra. Ana Rita
JUSTIÇA Escritório de Advocacia Dr. Ramonilson Alves será inaugurado em João Pessoa com propósito de servir e edificar
Luto! Morre recém-nascido filho da empresária e bailarina campinense Thalita Nóbrega; família emite nota de pesar
Susto Cantora paraibana Lucyanna Mel é internada com sintomas de infarto
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa Mín. 21° Máx. 37°