
A adolescente de 12 anos, natural de Sousa, que foi transferida do Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, para o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, com suspeita de meningite, acabou não resistindo e faleceu na noite desta sexta-feira (10). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através de nota.
De acordo com a Vigilância em Saúde, para confirmar a causa da morte foi feita a coleta do exame que será analisado pelo Lacen-PB.
A adolescente, de iniciais M.H.A.L, chegou à unidade em Campina Grande transferida do Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, onde estava internada desde o último dia 03 de maio. Conforme a SES, ela chegou ao hospital intubada, com hemodinâmica estável e sem dessaturação. Porém, o exame físico realizado na admissão da unidade indicou um quadro neurológico crítico, com RASS -5, escala de Glasgow 3 (sem resposta a estímulos), pupilas midriáticas (pupilas dilatas) e não reativas à luz, levantando a hipótese de morte encefálica desde a admissão. A gravidade do quadro foi informada à família.
O primeiro atendimento hospitalar da adolescente havia sido registrado no Hospital Regional de Sousa, onde a paciente já apresentava um conjunto de sintomas que sugeriam meningite incluindo febre, cefaleia intensa, dor na nuca e náuseas. No hospital de origem, a paciente evoluiu para um estado de consciência diminuído. Na ocaisão, foi realizada a coleta de líquor e iniciada a antibioticoterapia, para combater o quadro infeccioso.
Apesar da suspeita clínica, a paciente continuou recebendo todos os cuidados intensivos necessários, incluindo medicações, suporte ventilatório e fisioterapia, porém o quadro neurológico seguiu avançado, compatível com estado irreversível. A adolescente M.H.A.L. foi transferida para Campina Grande, onde foi aberto protocolo de morte encefálica, que confirmou o quadro irreversível, e foi constatado o óbito.
A Secretaria de Estado da Saúde lamentou o óbito e se solidarizou com a família neste momento de dor.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Preço das frutas Procon Municipal de Patos divulga pesquisa de preços de frutas e hortaliças
DESTAQUE Aos 11 anos, Leozinho do Samba, de Coremas, conquista seguidores cantando clássicos da música brasileira
CONCURSOS NA PARAÍBA Paraíba reúne 400 vagas em concursos públicos com salários de até R$ 15 mil; confira oportunidades
Vagas de Emprego Raça Forte Rações anuncia vagas de emprego em Patos; confira
IMPRENSA ESTADUAL Patoense Luanja Dantas assume a Diretoria de Jornalismo da THMais SBT na Paraíba
ECONOMIA Bets: mais de R$ 1 bilhão foram devolvidos a apostadores
HOMENAGEM PÓSTUMA Familiares e amigos prestam homenagem a Francisco de Assis Simão pelos nove anos de seu falecimento
CAMPANHA SOLIDÁRIA Moradora da zona rural de Piancó pede ajuda para realizar sonho de construir a casa própria
CAMPANHA SOLIDÁRIA Família realiza rifa solidária para custear exame de saúde da pequena Ana Giulia Mín. 23° Máx. 36°