
Em apenas cinco meses, a Paraíba registrou mais casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) do que em todo o ano de 2023, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB). Enquanto em 2023 foram contabilizadas 1.355 notificações, até 15 de maio de 2024 já são 1.599 registros, com 199 óbitos.
Entre os casos recentes, destaca-se o de uma adolescente de 13 anos, que faleceu vítima da gripe suína no município de Patos. O aumento significativo de casos de Influenza A tem chamado a atenção das autoridades de saúde. De acordo com o levantamento da SES-PB, foram registrados 211 pacientes com Influenza A, resultando em 30 mortes confirmadas.
Os óbitos por Influenza ocorreram em várias cidades, incluindo João Pessoa (11), Campina Grande (4), Cajazeiras (2), Monte Horebe (2), Alagoa Nova (1), Bayeux (1), Conde (1), Ingá (1), Lucena (1), Malta (1), Patos (1), Pocinhos (1), Santa Rita (1), Soledade (1) e Várzea (1).
Além da Influenza A, o cenário epidemiológico da Paraíba mostra um aumento nos casos de SRAG por Covid-19, com 135 registros e 53 mortes. Outros vírus respiratórios também contribuíram para o aumento das notificações, incluindo 180 casos de SRAG por Vírus Sincicial Respiratório, 121 por rinovírus, 59 por demais vírus respiratórios e 670 por SRAG não especificado. A SES-PB também registrou 16 óbitos relacionados a outros vírus respiratórios.
O aumento nos casos de SRAG preocupa as autoridades de saúde, que ressaltam a importância das medidas preventivas, como a vacinação e os cuidados com a higiene pessoal, para conter a disseminação dos vírus respiratórios. A SES-PB continua monitorando a situação e reforça a necessidade de que a população busque atendimento médico ao apresentar sintomas de doenças respiratórias.
Patosonline.com
Com base em informações divulgadas pelo Clickpb
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado Mín. 22° Máx. 36°