
Membros do Centro Brasileiro de Pesquisa e Apoio a Pacientes Cannabis Medicinal(CEBRAPCAM) receberam no sábado (18), um treinamento técnico voltado a germinação, cultivo e clonagem, para manuseio do Clonário Indoor de produção de matrizes. Trata-se de um meio para produção dos fitofármacos e fitoterápicos e outras atividades ligadas a pesquisa. Para o início do uso, o Centro aguarda a liberação judicial.
O presidente da associação, o médico Eulampio Dantas, detalhou sobre a atividade e a importância do avanço no processo de capacitação e pesquisa para produção de fitoterápicos acessíveis, de qualidade e seguros.
“O cultivo controlado com o uso de estufa, que abrigará as ‘plantas mães’, garante a qualidade e o melhoramento genético, bem como otimizar as etapas de extração do IFA para produção dos fitofarmacos. O uso dessa tecnologia e o processo de clonagem garantem resultados superiores em comparação ao cultivo apenas na modalidade outdoor (ao ar livre)_”, falou.
Sobre o sistema instalado, o médico relata que “os benefícios do cultivo indoor incluem aumento da produtividade, maior controle de qualidade, facilidade de manejo e possibilitam, ainda, o cultivo em espaços menores”.
A equipe do Núcleo de Produção do Centro esteve presente para participar de um treinamento que faz parte do processo de estudo e produção dos medicamentos.
A agrônoma, Valdefran Maia Diniz, disse que “o treinamento é de suma importância nesta fase inicial das atividades e que o espaço físico é o que vai definir qual será o volume de produção que, normalmente, o espaço é mais limitado do que ao ar livre no que se refere ao tamanho” destacou.


Assessoria
Balanço Operação Lei Seca autua 407 condutores por embriaguez e outras infrações durante o mês de janeiro
Convite Missa Família Gomes de Abreu convida para missa de 30º dia pelo falecimento de Nene Gomes
Mudanças Prova prática de moto para obtenção da CNH também sofre mudanças; confira as novas regras implementadas pelo Detran-PB
Novas regras Detran-PB confirma fim da obrigatoriedade da baliza no exame prático da CNH
Linfoma Paraibana de 20 anos é diagnosticada com linfoma após conviver por meses com sintomas considerados comuns: 'Doença não escolhe idade'
Concurso público Paraíba tem 451 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 14 mil Mín. 25° Máx. 34°