Terça, 18 de Junho de 2024
Dr. Jeann Santiago
UNIFIP
Dra Felianne
Onco Patos
Locais São João 2024

Comerciante questiona notificação feita em sua barraca no São João do ano passado em Patos e que a impede atuar neste ano; secretária de Desenvolvimento Econômico explica o caso

Em 2023, sua barraca foi notificada com a alegação de que uma pessoa, supostamente desconhecida por Liliana, foi flagrada vendendo de forma autônoma dentro da festa e afirmando trabalhar para ela.

21/05/2024 às 06h00 Atualizada em 21/05/2024 às 14h27
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

O cadastramento de barracas no São João de Patos 2024 está gerando controvérsias entre alguns dos comerciantes locais. Um grupo de 16 barraqueiros foi notificado por supostas irregularidades durante a edição de 2023 da tradicional festa junina. Em contato com o Patosonline.com, uma das proprietárias, a senhora Liliana Rodrigues, alega desconhecer as razões para a notificação e afirma não ter recebido esclarecimentos adequados das autoridades competentes.

Continua após a publicidade

Liliana conta que herdou a barraca de sua mãe, que durante mais de 20 anos vendeu bebidas e lanches no São João de Patos. Ela continuou a tradição após o falecimento de sua mãe em 2022. No entanto, em 2023, sua barraca foi notificada com a alegação de que uma pessoa, supostamente desconhecida por Liliana, foi flagrada vendendo de forma autônoma dentro da festa e afirmando trabalhar para ela.

No último dia 24 de abril, Liliana e outros 16 comerciantes participaram de uma reunião para buscar esclarecimentos sobre as notificações. Segundo os presentes, a maioria dos comerciantes desconhecia as irregularidades apontadas. Na reunião, foi prometido um retorno das autoridades, que até o momento não ocorreu. Como resultado, os comerciantes notificados não poderão montar suas barracas na edição deste ano do São João de Patos.

"Notificaram a barraca que tinha toda uma história na minha família, com uma irregularidade da qual desconheço, alegando que pegaram uma pessoa (que não conheço) vendendo de forma autônoma dentro da festa, sem ter cadastro algum, simplismente a pessoa em questão disse que estava trabalhando pra mim, e eles foram lá e notificaram, sem me questionar nada e sem que eu tivesse conhecimento dessa infeliz situacao, esse ano não poderei dar continuidade a uma tradição familiar, a um legado da minha mae, simplesmente "tomaram" a barraca da minha família. Estamos todos desolados e indignados", disse Liliana. 

O que diz o setor competente

Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Patos, Mila Nóbrega, e ela esclareceu alguns pontos em relação ao caso.

Conforme Mila, antes do início do evento todas as orientações foram repassadas aos comerciantes sobre o que seria permitido ou não no entorno do Terreiro do Forró, através de uma equipe multidisciplinar composta por diversos órgãos não só da gestão municipal, mas de outros setores, a exemplo do Ministério Público e do Ministério do Trabalho, ficando incubido ao barraqueiro a responsabilidade pelo seu espaço de comercialização e possíveis sanções em caso de descumprimento. 

Ao término do São João, uma lista com todas as notificações e irregularidades foi repassada ao Ministério Público. A secretária informou que na barraca em questão citada nesta reportagem a notificação foi feita através da equipe da empresa patrocinadora do evento, onde a irregularidade apontada é de que estava sendo comercializada uma bebida da marca a qual não era liberada para a festa, algo que já havia sido delimitado anteriormente. Desse modo, todos aqueles que foram notificados no ano passado não poderão atuar neste ano, segundo explicou Mila. 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 00h07 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 34°C 19°C
Qui 31°C 20°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras