
Na manhã desta terça-feira, dia 21 de maio, moradores da Comunidade Serrote Liso, localizada nas proximidades da Alça Sudeste, em Patos, estiveram realizando uma mobilização em frente à sede da Cagepa, para cobrar o abastecimento de água na localidade.
Conforme o líder comunitário, Sandro, em fevereiro deste ano, eles foram enquadrados pela Polícia Civil e pela gerência regional da Companhia, por furto à adutora que abastece a cidade de Patos. Como medida para resolver a questão, o líder comunitário destacou que a Cagepa se comprometeu a fornecer o abastecimento na comunidade com um carro pipa e uma caixa de 10 mil litros, no entanto, não teria sido realizado.
"Infelizmente, isso não chegou até nós e hoje estamos aqui em frente à Cagepa reivindicando pra ver qual é a resposta deles. Em questão da prefeitura, a secretária falou que esse problema era com a Cagepa e não mais com a gestão, então, estamos aí dependendo deles e esperando uma resposta, enquanto nós não tivermos essa resposta não saíremos daqui de frente", disse Sandro em vídeo.
Veja as imagens abaixo:
View this post on Instagram
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a gerência regional da Cagepa, que enviou a seguinte nota:
NOTA DA CAGEPA
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA ) informa que, no início deste ano, realizou uma vistoria nas proximidades da comunidade Serrote Liso, onde foram constatadas danificações na adutora Coremas/Sabugi. Esta situação prejudicou o abastecimento das cidades do Vale do Sabugi.
A Cagepa realizou a correção dos danos, porém, em poucos dias depois foi verificada uma nova violação no mesmo local.
Após diversas intervenções e reparos efetuados, a CAGEPA acionou a Polícia Civil, que também constatou danos à adutora.
Na busca por uma solução definitiva, a Cagepa reuniu-se com representantes da Comunidade Serrote Liso no Ministério Público. Na ocasião, os representantes comprometeram-se a não violar mais a adutora, compromisso que não foi cumprido, pois poucos dias após a reunião, nova violação foi detectada.
Na manhã de hoje (21), a CAGEPA foi procurada por representantes da Comunidade Serrote Liso, que queriam uma resposta definitiva e imediata ao caso.
Sobre isso, a Cagepa informa que é impedida de realizar ligações de água no local, uma vez que se trata de uma área de invasão.
Para mitigar a situação, a Cagepa disponibiliza uma caixa d'água de dez mil litros de água tratada, para a Prefeitura Municipal fazer o transporte, desde que a comunidade comprometa-se a não mais violar a adutora Coremas/Sabugi.
A Cagepa reitera mais uma vez os riscos envolvidos com a danificação da adutora, que causa desabastecimento nas cidades.
A CAGEPA entende a vulnerabilidade das famílias residentes na área e aguarda uma solução por parte da Comunidade Serrote Liso, em conjunto com a Prefeitura Municipal, pois a CAGEPA é impedida legalmente de realizar ligações de água em áreas de invasão.
Atenciosamente,
CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba
Por Patos Online
RENASCER 2026 Carnaval com propósito: Renascer 2026 acontece de 15 a 17 de fevereiro em Patos
CARNAVAL 2026 Vereadora Brenna Nóbrega faz balanço positivo do primeiro Sol Folia e parabeniza gestão municipal
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra mais de 270 atendimentos durante plantão do fim de semana
Cultura Escritores patoenses são destaque em revista estadual de cultura
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Mín. 22° Máx. 35°