
Na manhã desta terça-feira, dia 21 de maio, moradores da Comunidade Serrote Liso, localizada nas proximidades da Alça Sudeste, em Patos, estiveram realizando uma mobilização em frente à sede da Cagepa, para cobrar o abastecimento de água na localidade.
Conforme o líder comunitário, Sandro, em fevereiro deste ano, eles foram enquadrados pela Polícia Civil e pela gerência regional da Companhia, por furto à adutora que abastece a cidade de Patos. Como medida para resolver a questão, o líder comunitário destacou que a Cagepa se comprometeu a fornecer o abastecimento na comunidade com um carro pipa e uma caixa de 10 mil litros, no entanto, não teria sido realizado.
"Infelizmente, isso não chegou até nós e hoje estamos aqui em frente à Cagepa reivindicando pra ver qual é a resposta deles. Em questão da prefeitura, a secretária falou que esse problema era com a Cagepa e não mais com a gestão, então, estamos aí dependendo deles e esperando uma resposta, enquanto nós não tivermos essa resposta não saíremos daqui de frente", disse Sandro em vídeo.
Veja as imagens abaixo:
View this post on Instagram
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a gerência regional da Cagepa, que enviou a seguinte nota:
NOTA DA CAGEPA
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA ) informa que, no início deste ano, realizou uma vistoria nas proximidades da comunidade Serrote Liso, onde foram constatadas danificações na adutora Coremas/Sabugi. Esta situação prejudicou o abastecimento das cidades do Vale do Sabugi.
A Cagepa realizou a correção dos danos, porém, em poucos dias depois foi verificada uma nova violação no mesmo local.
Após diversas intervenções e reparos efetuados, a CAGEPA acionou a Polícia Civil, que também constatou danos à adutora.
Na busca por uma solução definitiva, a Cagepa reuniu-se com representantes da Comunidade Serrote Liso no Ministério Público. Na ocasião, os representantes comprometeram-se a não violar mais a adutora, compromisso que não foi cumprido, pois poucos dias após a reunião, nova violação foi detectada.
Na manhã de hoje (21), a CAGEPA foi procurada por representantes da Comunidade Serrote Liso, que queriam uma resposta definitiva e imediata ao caso.
Sobre isso, a Cagepa informa que é impedida de realizar ligações de água no local, uma vez que se trata de uma área de invasão.
Para mitigar a situação, a Cagepa disponibiliza uma caixa d'água de dez mil litros de água tratada, para a Prefeitura Municipal fazer o transporte, desde que a comunidade comprometa-se a não mais violar a adutora Coremas/Sabugi.
A Cagepa reitera mais uma vez os riscos envolvidos com a danificação da adutora, que causa desabastecimento nas cidades.
A CAGEPA entende a vulnerabilidade das famílias residentes na área e aguarda uma solução por parte da Comunidade Serrote Liso, em conjunto com a Prefeitura Municipal, pois a CAGEPA é impedida legalmente de realizar ligações de água em áreas de invasão.
Atenciosamente,
CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba
Por Patos Online
ACIDENTE Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na BR-361, em Patos. Bicicleta fica parcialmente destruída
Dezembro Vermelho Dezembro Vermelho: CTA/SAE realiza ação de prevenção e cuidado no Centro Pop
OAB-PB Presidente da OAB-PB critica postura do STF e aponta desigualdade social como maior problema do Brasil durante entrevista em Patos
Crise hídrica Vereadora Perla Gadelha alerta para crise hídrica em Patos e defende busca urgente por soluções estruturais
Sacerdócio Vereadora Fátima Bocão destaca importância do sacerdócio e parabeniza Padre Jair pelos 45 anos de ordenação
Transparência Câmara Municipal de Patos recebe Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública
Natal em Patos Espetáculo natalino da ONG Operação Resgate promete emocionar o público na Praça Edvaldo Mota nesta quarta-feira (10)
Hospital de Patos Emergência e Urgência do Hospital de Patos atendem 278 pessoas no plantão do fim de semana
Pesquisa de preços Procon/Patos apresenta média de preço dos combustíveis comercializados na cidade
Mín. 24° Máx. 37°