Terça, 18 de Junho de 2024
Dr. Jeann Santiago
Dra Felianne
UNIFIP
Onco Patos
Locais Manifestação

Moradores da Comunidade Serrote Liso, em Patos, realizam manifestação em frente à sede da Cagepa para cobrar abastecimento; Companhia emite nota

Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a gerência regional da Cagepa, que enviou uma nota.

21/05/2024 às 10h59 Atualizada em 21/05/2024 às 16h35
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira, dia 21 de maio, moradores da Comunidade Serrote Liso, localizada nas proximidades da Alça Sudeste, em Patos, estiveram realizando uma mobilização em frente à sede da Cagepa, para cobrar o abastecimento de água na localidade. 

Continua após a publicidade

Conforme o líder comunitário, Sandro, em fevereiro deste ano, eles foram enquadrados pela Polícia Civil e pela gerência regional da Companhia, por furto à adutora que abastece a cidade de Patos. Como medida para resolver a questão, o líder comunitário destacou que a Cagepa se comprometeu a fornecer o abastecimento na comunidade com um carro pipa e uma caixa de 10 mil litros, no entanto, não teria sido realizado. 

"Infelizmente, isso não chegou até nós e hoje estamos aqui em frente à Cagepa reivindicando pra ver qual é a resposta deles. Em questão da prefeitura, a secretária falou que esse problema era com a Cagepa e não mais com a gestão, então, estamos aí dependendo deles e esperando uma resposta, enquanto nós não tivermos essa resposta não saíremos daqui de frente", disse Sandro em vídeo. 

Veja as imagens abaixo:

 

View this post on Instagram

A post shared by Patos Online (@patosonline)

 

Cagepa emite nota

Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a gerência regional da Cagepa, que enviou a seguinte nota:

NOTA DA CAGEPA 

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA ) informa que, no início deste ano, realizou uma vistoria nas proximidades da comunidade Serrote Liso, onde foram constatadas danificações na adutora Coremas/Sabugi. Esta situação prejudicou o abastecimento das cidades do Vale do Sabugi. 

A Cagepa realizou a correção dos danos, porém, em poucos dias depois foi verificada uma nova violação no mesmo local.

Após diversas intervenções e reparos efetuados, a CAGEPA acionou a Polícia Civil, que também constatou danos à adutora. 

Na busca por uma solução definitiva, a Cagepa reuniu-se com representantes da Comunidade Serrote Liso no Ministério Público. Na ocasião, os representantes comprometeram-se a não violar mais a adutora, compromisso que não foi cumprido, pois poucos dias após a reunião, nova violação foi detectada.

Na manhã de hoje (21), a CAGEPA foi procurada por representantes da Comunidade Serrote Liso, que queriam uma resposta definitiva e imediata ao caso.

Sobre isso, a Cagepa informa que é impedida de realizar ligações de água no local, uma vez que se trata de uma área de invasão. 

Para mitigar a situação, a Cagepa disponibiliza uma caixa d'água de dez mil litros de água tratada, para a Prefeitura Municipal fazer o transporte, desde que a comunidade comprometa-se a não mais violar a adutora Coremas/Sabugi.

A Cagepa reitera mais uma vez os riscos envolvidos com a danificação da adutora, que causa desabastecimento nas cidades. 

A CAGEPA entende a vulnerabilidade das famílias residentes na área e aguarda uma solução por parte da Comunidade Serrote Liso, em conjunto com a Prefeitura Municipal, pois a CAGEPA é impedida legalmente de realizar ligações de água em áreas de invasão.

Atenciosamente,

CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 00h07 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 34°C 19°C
Qui 31°C 20°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras