Sexta, 27 de Setembro de 2024
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
UNIFIP
Policial Reivindicação

Candidatos do concurso da PMPB buscam solução para impacto de decisão do STF que os deixou fora do certame

Essa ADI trouxe ampla concorrência das vagas para homens e mulheres retirando, portanto, a limitação de 20% das vagas para as candidatas do sexo feminino.

29/05/2024 às 09h00 Atualizada em 29/05/2024 às 13h20
Por: Girleide Vilar Fonte: Girleide Vilar - Patosonline.com
Compartilhe:
Foto:Divulgação/PMPB
Foto:Divulgação/PMPB

Devido a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 7485, do STF, 272 candidatos do sexo masculino foram eliminados do concurso da Polícia Militar do Estado da Paraíba faltando apenas 4 dias para realizarem a 3° etapa do certame, que era a etapa dos exames de saúde.

Continua após a publicidade

Essa ADI trouxe ampla concorrência das vagas para homens e mulheres retirando, portanto, a limitação de 20% das vagas para as candidatas do sexo feminino.

A decisão do STF é constitucional e totalmente válida, pois garante às mulheres direito a concorrer igualmente nos certames. No entanto, candidatos aprovados e que foram prejudicados, questionam os efeitos colaterais que essa decisão trouxe. 

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

"272 candidatos eliminados após já terem feito duas etapas não é algo que seja justo, pois os candidatos gastaram recursos para irem à capital realizar duas etapas que foram finalizadas e gastaram, aproximadamente, R$4.000,00 com os exames de saúde que o certame exigiu", disse o representante.

Conforme o grupo de candidatos, o governador João Azevêdo se comprometeu em resolver o problema, mas pediu a eles para esperarem até o término de todas as etapas, as quais finalizaram no último dia 25 de maio.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Segundo o Comandante Geral da PM, Sérgio Fonseca, e o deputado Tarcísio Jardim, o governo solicitou um estudo para saber quantas vagas precisariam ser abertas para que o problema fosse resolvido. O estudo que a própria Polícia Militar fez, revelou que deveriam ser abertas mais 180 vagas para que o problema seja solucionado.

Os candidatos do concurso da PMPB também estão solicitando que o governador unifique as turmas do certame. O edital prevê duas turmas de 450 pessoas divididas em 2 anos (450 + 450).

Os candidatos alegam que há a possibilidade de formar 900 policiais de uma vez em toda a Paraíba, haja vista que, em 2002, foram formados 1000 homens concomitantemente e, também, há uma afirmação do Subcomandante da PMPB, Coronel Ronildo, o qual destacou que existe a possibilidade de formar os 900 candidatos de uma vez, mas que isso depende da autorização do governador.

Por Patos Online

Patos, PB Atualizado às 15h06 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 36°

Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 22°C
Seg 36°C 23°C
Ter 36°C 22°C
Qua 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras