O preço da gasolina vem registrando aumento em diversos postos de combustíveis na capital João Pessoa. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sindipetro-PB), Omar Hamad Filho, apontou que esse aumento se deve a uma série de fatores, incluindo os custos operacionais e o próprio preço do combustível.
De acordo com Hamad Filho, o custo operacional aumentou devido a vários motivos, incluindo o final da safra da cana-de-açúcar, o que eleva o custo do etanol anidro, utilizado na mistura da gasolina. Além disso, ele mencionou que alguns produtos vêm de refinarias privadas, o que encarece ainda mais o preço final para o consumidor.
"Esse aumento não é mais apenas referente ao preço praticado pela Petrobrás. Outras variantes entraram na conta. Estamos no final da safra da cana, isso aumenta o custo do etanol anidro que é misturado na gasolina, tem produto que vem de refinaria privada, que é mais caro. Tem vários fatores. Esses aumentos não são de agora", detalhou o presidente do Sindipetro-PB.
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) na última quarta-feira (29) revelou que o preço do litro da gasolina aumentou em 21 postos da capital paraibana. O combustível chegou a ser encontrado por até R$ 6,02 em alguns estabelecimentos, como no Posto Pichilau, localizado no Distrito Industrial, para pagamento no cartão de crédito.
O Procon-JP visitou 115 postos de combustíveis em diversos bairros da capital paraibana e constatou que, em relação à gasolina comum, apenas dois estabelecimentos diminuíram o preço, enquanto 82 mantiveram o valor anterior. A situação preocupa os consumidores, que enfrentam o impacto desses aumentos nos gastos cotidianos.
Por Patos Online
Com ClickPB
Mín. 23° Máx. 36°