Domingo, 14 de Julho de 2024
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
Dra Felianne
Gerais QUEDA DE BRAÇOS

Em meio a greve dos professores, reitor da UFPB bate de frente com Conselho Superior de Ensino e veta suspender calendário acadêmico

Em suas justificativas para o veto, o reitor afirmou que, “embora a greve seja um direito do trabalhador/servidor, não poderá haver constrangimentos para impedir ou obrigar o servidor a comparecer ao local de trabalho".

17/06/2024 às 16h00 Atualizada em 18/06/2024 às 09h31
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline com MaisPB
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Na última sexta-feira (14), o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, vetou a decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) de suspender o calendário acadêmico do período 2024.1 devido à greve dos professores e técnicos-administrativos. A paralisação dos docentes, que teve início no começo do mês, motivou a proposta de suspensão do calendário.

Continua após a publicidade

Em suas justificativas para o veto, o reitor afirmou que, “embora a greve seja um direito do trabalhador/servidor, não poderá haver constrangimentos para impedir ou obrigar o servidor a comparecer ao local de trabalho. Essa decisão cabe exclusivamente ao servidor”. Gouveia destacou que a suspensão do calendário acadêmico sem amparo no interesse público e sem anuência da administração superior seria equivalente a um lockout, pois impediria os professores de exercerem suas atividades principais, como o ensino.

“O ato de suspender o calendário acadêmico configuraria também uma tentativa de persuasão para impedir que professores contrários à greve continuem suas atividades, o que violaria o art. 6º, §§ 1º, 5º e 6º, da Lei de Greve, que proíbem impedimentos ao acesso ao trabalho”, pontuou o reitor.

Gouveia também ressaltou os prejuízos aos estudantes que seriam afetados pela suspensão do calendário. Ele argumentou que a medida aprovada pelo Consepe feriria a isonomia do tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão – ao afetar exclusivamente as atividades de ensino, enquanto as atividades de pesquisa e extensão, voluntárias ou remuneradas, não seriam igualmente impactadas.

Continua após a publicidade
Dr Umberto

Patosonline.com 

Texto produzido com base em informações divulgadas pelo MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h04 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 32°

Seg 33°C 19°C
Ter 33°C 19°C
Qua 33°C 20°C
Qui 33°C 20°C
Sex 33°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras