
Em uma assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB) decidiu aprovar um estado de greve, com 30 votos a favor e 21 contra, devido à falta de respostas do Governo do Estado sobre a retomada das negociações para o pagamento do retroativo das progressões de carreira, congeladas desde novembro de 2023.
A reunião contou com a participação de professores dos oito campi da UEPB, que discutiram a questão do retroativo das progressões de carreira. Este retroativo refere-se aos salários que não foram pagos pelo governo estadual no período de 2018 a 2023. A categoria vem pressionando para que essas progressões sejam regularizadas e os valores devidos sejam pagos.
Com a aprovação do estado de greve, os docentes da UEPB podem paralisar suas atividades a qualquer momento. Esta decisão é um indicativo de que a categoria está pronta para entrar em greve se não houver avanço nas negociações com o governo estadual.
Elizabete Vale, presidente da ADUEPB, afirmou que a associação continuará pressionando tanto a Procuradoria Geral do Estado (PGE) quanto a reitora da UEPB, Célia Regina, para que as negociações avancem. Uma nova avaliação da situação será realizada em uma reunião marcada para o dia 1° de agosto.
A aprovação do estado de greve pelos docentes da UEPB é um movimento significativo que pode impactar as atividades acadêmicas da instituição. A decisão reflete o descontentamento dos professores com a falta de progresso nas negociações e destaca a necessidade urgente de resolução das questões pendentes.
A ADUEPB espera que esta medida pressione o Governo do Estado a retomar as negociações e a atender as demandas da categoria. Até lá, a possibilidade de uma paralisação completa das atividades docentes permanece em aberto.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Com informações do Jornal da Paraíba
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação
Destaque SESI Patos tem cinco projetos do ensino médio premiados na FENECIT e garante vagas para representar o Brasil na Itália, Peru, São Paulo e Amapá
FENECIT Estudantes do SESI Patos conquistam 1º lugar na categoria engenharia em feira científica no Recife e vão representar o Brasil na Itália Mín. 23° Máx. 37°