
Os sindicatos que representam os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e os professores e técnicos-administrativos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) indicaram que a greve nas instituições está próxima do fim. A decisão segue orientação dos comandos nacionais de greve, embora a data exata do retorno às atividades dependa de assembleias locais.
O Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb) anunciou que os docentes realizarão assembleias nos diferentes câmpus nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27) para oficializar o término da paralisação. Após a deliberação, será necessário um diálogo com a reitoria para discutir e estabelecer um novo calendário acadêmico.
O Sindicato dos Professores da UFCG (Adufcg) já deliberou, no dia 20 de junho, a favor da saída unificada da greve e espera encerrar a paralisação nos próximos dias. Apesar de ainda não haver uma data confirmada para a assembleia, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) recomenda que isso aconteça até o dia 3 de julho.
O Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintefpb), que representa tanto professores quanto técnicos-administrativos, deliberou em plenária estadual no dia 19 de junho aceitar as propostas apresentadas pelo governo. O estado de greve será mantido até a assinatura do acordo com o Governo Federal, prevista para esta quarta-feira (26). Após a assinatura, o comando de greve local irá se reunir com a reitoria para discutir as particularidades de cada campus.
A greve nacional durou mais de 60 dias, iniciando em datas diferentes nas instituições. Os professores e técnicos-administrativos do IFPB começaram a greve em 3 de abril, enquanto os professores da UFPB e da UFCG iniciaram a paralisação em 3 de junho e 6 de junho, respectivamente. Em contrapartida, os técnicos-administrativos das universidades federais, que entraram em greve em 11 de março, foram a única categoria a rejeitar a proposta de reajuste encaminhada pelo governo em 21 de junho.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
PROTEÇÃO À MULHER Câmara Municipal marca presença no evento “Vozes Femininas” e reforça compromisso com a proteção das mulheres em Patos
SOLIDARIEDADE OAB/PB Subseção Patos reforça campanha permanente de incentivo à doação de sangue
CONVITE DE MISSA Família convida para missa de 2 anos em memória do empresário Ronaldo Marinho de Queiroz, em Patos
ESTACIONAMENTO Estacionamento é proibido em trecho da Avenida Epitácio Pessoa durante obras no Centro de Patos
Rio Espinharas Seminário em Patos irá debater a importância histórica e ambiental do Rio Espinharas
Utilidade Pública Câmara de Patos encaminha à CCJ projeto que reconhece Grupo Impacto como utilidade pública
Reconhecimento Francisca Motta repercute lançamento do São João de Patos e destaca impacto econômico da festa
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza mais de 300 atendimentos e 26 cirurgias durante plantão do fim de semana
Unifip Digital Semana do Consumidor Unifip Digital: invista no seu futuro com 30% de desconto
Mín. 22° Máx. 35°