
O procurador jurídico da Câmara Municipal de Patos, José Lacerda Brasileiro, comentou, em entrevista à Rádio Espinharas FM, a ação judicial que pede a cassação da presidente do Legislativo patoense, a vereadora Tide Eduardo (Republicanos), sob a alegação de que ela estaria exercendo um quarto mandato consecutivo à frente da Mesa Diretora.
A ação foi impetrada pelo vereador David Maia (Rede), que alega que Tide estaria ferindo o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do Município, além de determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com David, a ação deu entrada no dia 19 de dezembro de 2025, no Fórum Miguel Sátyro, com pedido de liminar, e aguarda julgamento.
Segundo o procurador, o questionamento envolve o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a limitação de reeleições nas câmaras municipais. Ele explicou que o STF definiu que são permitidas apenas duas eleições consecutivas, porém estabeleceu como marco temporal o dia 7 de janeiro de 2021, determinando que mandatos exercidos antes dessa data não entram no cálculo da regra.
No caso de Patos, José Lacerda destacou que Tide Eduardo foi eleita para a presidência da Câmara em 1º de janeiro de 2021, antes do marco fixado pelo Supremo, o que faz com que esse mandato não seja considerado para fins de limitação. Dessa forma, a atual presidência estaria, em tese, amparada pela decisão da Suprema Corte.
O procurador também ressaltou que a ação foi ajuizada cerca de um ano após a eleição da atual Mesa Diretora, o que pode indicar prescrição, já que os prazos eleitorais são curtos. Para ele, não há motivo para instabilidade institucional, pois a Câmara segue funcionando normalmente, e qualquer decisão deverá respeitar o contraditório e a ampla defesa.
Gripe Sazonal Gripe sazonal exige atenção redobrada com hidratação e imunidade, alerta diretor técnico do Hospital Regional de Patos
Paraibano 2026 Torcedor questiona condições do Estádio José Cavalcante às vésperas do Campeonato Paraibano; Coordenação afirma que ajustes estão em fase final
SINE PB Patos concentra 105 vagas de emprego em nova oferta do Sine-PB a partir desta segunda-feira
Hospital Regional Plantão de fim de ano do Hospital Regional de Patos realiza 418 atendimentos e 23 cirurgias
Operação BR-230 Polícia Civil deflagra 4ª fase da Operação BR-230 em Patos e bloqueia cerca de R$ 5 milhões; um homem foi preso
LANÇAMENTO Padre Fabrício Dias lança “Uma palavra de amor para cada dia” em Patos
Baixa Umidade Patos e várias cidades do Sertão entram novamente em alerta do Inmet por baixa umidade neste domingo (4)
Tomografo Hospital São Francisco anuncia fase de implantação de tomógrafo de última geração em Patos
Religião Missa neste domingo (4) reúne fiéis às margens do Açude Jatobá em oração por chuvas e um bom inverno
Mín. 22° Máx. 36°