
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um aumento na conta de energia elétrica que entrará em vigor a partir desta segunda-feira, 1º de julho. Os consumidores brasileiros enfrentarão uma taxa extra devido à implementação da bandeira amarela, que adiciona um custo de R$ 1,88 por cada 100 kWh (kilowatt-hora) consumidos.
De acordo com a Aneel, a bandeira amarela foi acionada devido à previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano, com uma redução de aproximadamente 50%. Além disso, há uma expectativa de aumento na carga e no consumo de energia durante o mesmo período. Essa combinação de fatores levou à necessidade de ajustes nas tarifas para manter o equilíbrio do sistema elétrico nacional.
Esta é a primeira vez desde abril de 2022 que a bandeira amarela será acionada. Nos últimos dois anos, o aumento na geração de energia renovável e o elevado volume de chuvas permitiram que as contas de luz ficassem sem a necessidade de taxas extras.
O sistema de bandeiras tarifárias da Aneel possui quatro níveis, cada um refletindo diferentes condições de geração e consumo de energia:
O aumento na tarifa de energia elétrica deve impactar o orçamento das famílias e empresas brasileiras. A bandeira amarela, embora menos onerosa que as vermelhas, ainda representa um acréscimo significativo para muitos consumidores. A Aneel reforça a importância do uso consciente e eficiente da energia elétrica, especialmente em períodos de menor disponibilidade hídrica.
Por Patos Online
Campeonato Judô Judoca patoense Paulo Neto conquista ouro no Campeonato Paraibano de Judô
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Biênio 2026/2027 MPPB recomenda que Câmara Municipal de Patos não antecipe eleição da Mesa Diretora
ALPB Presidente da ALPB, Adriano Galdino, recebe título de Cidadão Patoense e reafirma compromisso com o desenvolvimento de Patos
Aniversário de Patos Durante sessão especial, vice-governador Lucas Ribeiro destaca avanços em Patos e recebe título de Cidadão Patoense
Mín. 22° Máx. 36°