
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um aumento na conta de energia elétrica que entrará em vigor a partir desta segunda-feira, 1º de julho. Os consumidores brasileiros enfrentarão uma taxa extra devido à implementação da bandeira amarela, que adiciona um custo de R$ 1,88 por cada 100 kWh (kilowatt-hora) consumidos.
De acordo com a Aneel, a bandeira amarela foi acionada devido à previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano, com uma redução de aproximadamente 50%. Além disso, há uma expectativa de aumento na carga e no consumo de energia durante o mesmo período. Essa combinação de fatores levou à necessidade de ajustes nas tarifas para manter o equilíbrio do sistema elétrico nacional.
Esta é a primeira vez desde abril de 2022 que a bandeira amarela será acionada. Nos últimos dois anos, o aumento na geração de energia renovável e o elevado volume de chuvas permitiram que as contas de luz ficassem sem a necessidade de taxas extras.
O sistema de bandeiras tarifárias da Aneel possui quatro níveis, cada um refletindo diferentes condições de geração e consumo de energia:
O aumento na tarifa de energia elétrica deve impactar o orçamento das famílias e empresas brasileiras. A bandeira amarela, embora menos onerosa que as vermelhas, ainda representa um acréscimo significativo para muitos consumidores. A Aneel reforça a importância do uso consciente e eficiente da energia elétrica, especialmente em períodos de menor disponibilidade hídrica.
Por Patos Online
RENASCER 2026 Carnaval com propósito: Renascer 2026 acontece de 15 a 17 de fevereiro em Patos
CARNAVAL 2026 Vereadora Brenna Nóbrega faz balanço positivo do primeiro Sol Folia e parabeniza gestão municipal
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra mais de 270 atendimentos durante plantão do fim de semana
Cultura Escritores patoenses são destaque em revista estadual de cultura
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Mín. 22° Máx. 35°