
Após a decisão naciomal de término da greve nas universidades e institutos federais, as instituições da Paraíba já têm caledário para retorno das aulas. As atividades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vão ser retomadas nesta segunda-feira (1º). Veja como fica o calendário de cada instituição abaixo.
A decisão de retorno veio após deliberação do Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb), o Sindicato dos Professores da UFCG (Adufcg) e o Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintefpb) conforme a decisão nacional de encerrar paralisação.
A Pró-reitoria de Graduação (PRG) da UFPB anunciou o retorno nesta segunda-feira (1º) das atividades acadêmicas do calendário letivo 2024.1 que haviam sido paralisadas pelos docentes que aderiram à greve da categoria.
Segundo a PRG, uma proposta de reposição das aulas dos componentes curriculares afetados pelo movimento paredista será enviada para apreciação do Consepe. A reunião em que os conselheiros debaterão o assunto está prevista para a quinta-feira (4).
Além disso, serão publicados os calendários acadêmicos retificados, para o melhor planejamento pelas coordenações administrativas e de cursos.
Já o IFPB informa que em seu maior campus, o de João Pessoa, as atividades acadêmicas e administrativas voltam a normalidade na próxima segunda-feira. O mesmo acontece no Campus Mangabeira e na Reitoria.
Apesar disso, o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, explicou que cada campus tem a prerrogativa de decidir quando retorna as atividades e como se dará o calendário acadêmico. O IFPB tem um total de 21 unidades.
No IFPB, a greve teve início no dia 3 de abril.
Os servidores tinham as seguintes reivindicações:
O acordo entre o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e as entidades sindicais assinado nesta quinta-feira (27) prevê:
Fonte: g1 PB
PROFESSOR NOTA 1000 Projeto Professor Nota 1000 promove palestra sobre violência contra a mulher e incentiva conscientização por meio da escrita na ECIT Lynaldo Cavalcanti
EDUCAÇÃO Prefeitura de São José do Bonfim fortalece educação com apresentação das turmas do EJA e entrega de material didático
VESTIBULAR UNIFIP Último dia para garantir sua vaga no Vestibular de Medicina Unifip
Palestras ECIT Gertrudes Leite, em Desterro, promove palestra sobre riscos do vape e drogas e reforça conscientização entre estudantes
PROFISSÕES Feirão das Profissões da ECIT Lynaldo Cavalcanti fortalece orientação profissional e aproxima estudantes do ensino superior
EDUCAÇÃO E SEGURANÇA Lei proíbe alunos de portar objetos cortantes e perfurantes em escolas da Paraíba
EDUCAÇÃO E INCENTIVO Prefeitura de Santa Terezinha ofertará Bolsa Incentivo de R$ 120 para aluno matriculado até 15 de Maio no Ensino Fundamental 2 da EJA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Filho de Patos, cientista Djalma Queiroga desenvolve tecnologia para combater poluição em açudes
IF SERTÃO MEC nomeia o professor José Ronaldo de Lima como reitor temporário do Instituto Federal do Sertão Paraibano Mín. 23° Máx. 32°