
Um idoso de 78 anos em situação de abandono foi resgatado através de uma operação da Polícia Civil no bairro do Tambiá, em João Pessoa, e morreu dois dias depois do resgate, na noite deste domingo (30). De acordo com a Delegada Andrea Melo, o idoso sofria de demência e morreu de parada cardíaca.
O resgate foi realizado na manhã da última sexta-feira (28), com a participação de equipes da Polícia Militar e do Corpo do Bombeiros, que atuam juntos na Operação Virtude, iniciativa para verificar denúncias de crimes relacionados à violência contra idosos.
Segundo a Polícia Civil, o idoso foi encontrado em situação de visível abandono, em um prédio localizado no bairro de Tambiá, em João Pessoa e foi transferido para a Casa do Ancião Maria Ribeiro Diniz, abrigo especializado em Santa Rita. A denúncia partiu do Disque 100, serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Após o recebimento da denúncia, uma equipe de policiais e bombeiros militares foi enviada ao endereço informado para averiguar a situação. De acordo com a Polícia Civil, o local onde o idoso vivia foi encontrado em estado de alta insalubridade, sem as condições mínimas de habitação.
Idoso em situação de abandono é resgatado pela Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Durante a operação policial, uma mulher se apresentou como cuidadora do idoso, mas não estava com os documentos da vítima. Após investigação, a Polícia Civil chegou à informação de que a suposta cuidadora era na verdade vizinha do idoso e recebia o valor correspondente à aposentadoria dele.
Ela e o proprietário do prédio no qual o idoso vivia foram intimados a comparecer à Delegacia para prestar esclarecimentos.
Além de verificar denúncias anônimas, a Operação Virtude também realiza visitas às unidades que cuidam de pessoas idosas, inspecionando instalações, medicamentos e alimentos, dentre outros aspectos dos locais.
Denúncias podem ser feitas através do Disque-Denúncia 197 e do site da Polícia Civil. Nenhum dos meios de denúncia obrigam o autor da denúncia a se identificar.
TRÁFICO DE DROGAS DHE prende em Patos homem de 32 anos condenado por tráfico de drogas
ALERTA NA BR-230 Trecho da BR-230 entre Juazeirinho e Soledade registra seis acidentes graves em 2026, aponta PRF
VIOLÊNCIA FAMILIAR Mulher é morta a golpes de enxada e filho é preso suspeito do crime na Grande João Pessoa
AGRESSÃO Padrasto e enteado são conduzidos à delegacia após agressão física com pedaço de madeira em Desterro
TRAGÉDIA Vítimas de grave acidente na BR-230, envolvendo van de Itaporanga e caminhonete, são identificadas; seis já receberam alta, e duas crianças seguem na UTI
Prisão Homem é localizado e preso com materiais diversos nas proximidades do Presídio Romero Nóbrega, em Patos
FRAUDE NO INSS Idosa é investigada por usar identidade falsa para receber benefício do INSS por mais de dez anos em Campina Grande
TRAGÉDIA NA BR-230 Van de Itaporanga envolvida em acidente com seis mortos na BR-230 transportava pacientes para tratamento contra o câncer
LESÃO CORPORAL Polícia Militar conduz mulher à delegacia após agressão que deixou vítima com lesões no rosto, em Patos Mín. 23° Máx. 37°