Sábado, 19 de Julho de 2025
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Brasil Crime organizado

Mapa de facções nas cadeias brasileiras aponta a existência de 72 grupos criminosos

À CNN, secretário nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, afirma que aumento é indesejado, mas também indica maior monitoramento do crime organizado pelo poder público

07/07/2024 às 11h00 Atualizada em 07/07/2024 às 18h38
Por: Felipe Vilar Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Um novo mapa do Ministério da Justiça sobre o crime organizado mostra que aumentou o número de grupos criminosos que atuam dentro dos presídios.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O documento, que será publicado nos próximos dias, aponta um total de 72 facções, em 2024. Até o ano passado, eram 68. Cresceu a formação de organizações locais, que atuam como parceiros dos dois maiores grupos com inserção nacional, Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV).

As facções locais têm função assistencial, apesar de também possuírem autonomia e lógicas próprias de atuação.

O levantamento realizado pelo governo federal é anual. A nova edição será apresentada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, na semana que vem.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

À CNN, o secretário André Garcia explicou que a atualização dos dados traz mais exatidão sobre nomes dos grupos e local de atuação em todo país. Segundo ele, o mapeamento auxilia na definição de políticas públicas para combater o crime fora das prisões.

“Todo aumento é indesejado quando se fala em organização criminosa. Isso não quer dizer que não existiam antes, reflete o aperfeiçoamento dos próprios mecanismo de identificação desses grupos. Fizemos muitas prisões de pessoas ligadas ao crime organizado nos últimos tempos, isso leva a novas informações. Mesmo dentro da cadeia, há criminosos que resolvem fundar facções parceiras, como forma de proteção”, disse Garcia à CNN.

O secretário ressalta que o governo tem desenvolvido ações robustas de inteligência prisional.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

O documento traz avaliação sobre medidas para o combate do crime organizado no país, como o rodízio de presos com mudanças estratégias de unidades prisionais e também interceptação de fontes de financiamento dos grupos.

Fonte: CNN Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 34°

Dom 35°C 19°C
Seg 35°C 20°C
Ter 35°C 19°C
Qua 35°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras