Mais uma vez, o Juventude fez valer a força do Alfredo Jaconi. Com atuação de gala de Gilberto e João Lucas, o alviverde foi letal e bateu o Grêmio por 3 a 0 neste domingo (7), pelo Campeonato Brasileiro, e segue invicto em seus domínios. O tricolor, por sua vez, ainda não venceu como visitante.
Com o resultado, os comandados de Roger Machado sobem para o 11º lugar na tabela, se afastam da zona de rebaixamento e se consolidam na briga por uma vaga na CONMEBOL Sul-Americana, enquanto o time de Renato Gaúcho segue na 18ª colocação, dentro do Z-4. Ambos voltam a campo em 10 de julho, por competições diferentes.
O primeiro lance de perigo foi do Juventude, logo aos oito minutos: Jadson achou João Lucas na ponta direita, o lateral cruzou rasteiro e Erick, quase na marca de pênalti, chutou para fora.
A equipe de Roger Machado explorava as pontas, onde a zaga tricolor tinha dificuldades. Assim, os mandantes davam espaço para contra-ataques, e foi em um que Cristaldo finalizou de fora da área aos 14 min, mas isolou. Aos 21, após escanteio, João Pedro carimbou da meia-lua e acertou a trave.
A reação do alviverde foi rápida: aos 23, Gilberto recebeu cruzamento de Jadson na medida e, sem pular, cabeceou raspando a meta. Um minuto depois, o atacante não perdoou e marcou em bonito chute rasteiro de fora da área.
Como o Grêmio teve que ser mais ofensivo, o Juventude encontrou espaços, e Gilberto quase marcou de novo aos 28, em mais um cabeceio. O atacante estava inspirado e apareceu com outra finalização, aos 30, em rebote de falta.
O 'bombardeio' no ataque não deu em outra: gol de João Lucas aos 31 aproveitando falha de Geromel em cruzamento. Três minutos depois, Edenilson diminuiu de cabeça, mas o VAR freou a esperança tricolor e anulou o lance por impedimento. O primeiro tempo terminou em 2 a 0.
Tanto Grêmio quanto Juventude fizeram mudanças para a etapa final: Geromel e Edenílson deram lugar para Du Queiroz e Everton Galdino no tricolor; Gabriel Inocêncio entrou no lugar de Alan Ruschel pelo alviverde.
No primeiro ataque do segundo tempo, os mandantes anotaram o terceiro, aos oito minutos, em arrancada de Erick Farias, mas o VAR entrou novamente em ação e anulou o gol por falta no início da jogada. Logo depois, aos 13, Rafael Cabral salvou o Grêmio em outra finalização de Gilberto.
Diferentemente da etapa inicial, a segunda metade do duelo não foi tão movimentada. O Juventude focava em defender, esperando uma chance de matar o jogo no contra-ataque, e o Grêmio até rondava a área adversária, mas não criava chances efetivas e pecava nos cruzamentos.
Aos 28 minutos, o tricolor já tinha quatro atacantes em campo, quando Alysson e Gustavo Nunes se juntaram à equipe em mudanças de Renato Gaúcho. Roger Machado aproveitou a vantagem para reforçar a defesa com entrada de mais volantes e zagueiros.
Ewerthon tentou fazer um golaço aos 33 minutos, cobrando falta de muito longe, mas jogou para fora, na que foi uma das poucas finalizações da etapa final que não pararam na zaga adversária.
Aos 37, Erick Farias sacramentou a vitória depois que João Lucas roubou a bola no ataque e cruzou para ele cabecear ao gol. A bola chegou a desviar no atacante antes de entrar. O Grêmio ainda teve mais uma finalização com Du Queiroz, aos 46, em cima de Gabriel.
O Juventude volta a campo na próxima quarta-feira (10), às 19h, para o duelo com o Internacional pela Copa do Brasil adiado por conta das chuvas no Rio Grande do Sul. Já o Grêmio recebe o Cruzeiro em casa, às 18h, pelo Campeonato Brasileiro, jogando pela vida.
Juventude: 11º lugar, com 19 pontos.
Grêmio: 18º lugar, com 11 pontos.
Internacional (F): 10/7, 19h (de Brasília) - Copa do Brasil
Internacional (C): 13/7, 16h (de Brasília) - Copa do Brasil
Atlético-MG (F): 16/7, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Cruzeiro (C): 10/7, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Operário (C): 14/7, 11h (de Brasília) - Copa do Brasil
São Paulo (F): 17/7, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 23° Máx. 36°