Nesta terça-feira (09), a professora e economista Roberta Trindade foi entrevistada no programa Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM. Durante a conversa, ela abordou diversos aspectos da economia brasileira, com destaque para o impacto dos baixos salários dos trabalhadores e a alta nos preços dos produtos consumidos no país.
Roberta Trindade explicou que os baixos salários recebidos por grande parte da população brasileira têm efeitos profundos na economia, desmentindo a ideia comum de que a inflação é estimulada pelo aumento salarial. Segundo a economista, o principal fator para a alta dos preços é a influência de determinados produtos e serviços sobre outros.
Ela destacou que o aumento dos preços é impulsionado, em grande parte, pelos custos de transporte, como fretes e serviços de aluguel de veículos.
A economista também mencionou que o trabalho de taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas é diretamente afetado pelos aumentos no custo dos fretes. Isso, por sua vez, repercute nos preços dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, que também são impactadas pelos custos elevados de transporte de seus componentes e matérias-primas.
Veja o trecho da entrevista abaixo:
Mín. 23° Máx. 36°