A cadela grávida que estava abandonada na Praça Getúlio Vargas, Centro de Patos, foi resgatada pelas equipes do Canil Municipal, após o apelo feito por um internauta ao Patosonline.com. Imediatamente após o resgate, ela foi avaliada pelas médicas veterinárias Talyta Nóbrega e Vitória Silva, que examinaram sua condição de saúde e gestação.
De acordo com Gabriele Mendes, secretária do Bem-Estar Animal, durante a avaliação, as veterinárias constataram que a cadela não está em trabalho de parto. Após um exame de toque, verificou-se que não há dilatação, contrações ou quaisquer secreções indicativas de um parto iminente. Diante disso, as veterinárias decidiram monitorar a cadela e aguardar que ela inicie naturalmente o trabalho de parto.
Caso o trabalho de parto não comece espontaneamente, as veterinárias estão preparadas para realizar uma cesariana. Essa medida será tomada apenas se for absolutamente necessário, já que a anestesia utilizada no procedimento pode deprimir os filhotes, afetando sua saúde. A prioridade é garantir que a cadela possa parir naturalmente, proporcionando o melhor resultado possível tanto para ela quanto para os filhotes.
O estado de saúde da cadela e de seus fetos será monitorado de perto pelas veterinárias Talyta Nóbrega e Vitória Silva.
Por Patos Online
Mín. 23° Máx. 36°