Um dos principais componentes dos PCs foram e são as placas gráficas, que contribuíram também a sua popularização ao mesmo tempo em que impulsionaram mercados como a edição e produção de filmes de animação ou a criação de jogos eletrônicos, entre outros.
Tão importante é sua função que trata-se do componente que mais evoluiu ao longo do tempo.
Hoje resulta impossível pensar em um computador sem placa gráfica, mas no início dos anos 60 os computadores se comunicavam apenas visualmente através da emissão de mensagens pelas primitivas impressoras de linhas. Desenvolvida em 1981 pela IBM a primeira placa gráfica era capaz de representar 25 linhas de 80 caracteres na tela, pois funcionava em modo texto. Tinha 4 Kb de RAM de vídeo, funcionava só com uma página de memória e era usado com monitores monocromáticos de cor verde, daí que vem seu nome Monochrome Display Adapter. No mesmo ano também chegaram as primeiras cores e gráficos com o CGA -Color Graphics Adapter-, que funcionava tanto em modo gráfico quanto texto, embora menos legível porque os caracteres eram baseados em uma matriz de pontos menor. O salto qualitativo veio em 1990, quando também a IBM desenvolveu o Video Graphics Array -VGA- que teve grande aceitação no mercado obrigando a empresas como Cirrus Logic a trabalhar nessa placa para melhorar a resolução e o número de cores. Nasceu assim o padrão Super Video Graphics Array -SVGA -, com o qual foram alcançados 2 MB de memória de vídeo representando um novo passo na conquista de gráficos de alta qualidade. Em 1995 a evolução das placas gráficas deu uma importante guinada com o surgimento das primeiras placas 2D que estavam em conformidade com o padrão SVGA, mas incorporaram funções 3D. Daí para frente seguiu uma série de lançamentos de placas gráficas como a Voodoo2 e TNT2 da Nvidia onde a potência alcançada era tal que ficou aquém a porta PCI onde estavam conectadas.
A Nvidia inventou, em 1999, o GPU -Graphic Processing Unit- um processador dedicado a tarefas gráficas que era integrado à placa de vídeo e que revolucionaria a indústria gráfica. A primeira placa com GPU foi a GeForce 256 que era capaz de processar mais de 10 milhões de polígonos por segundo -as GPUs atuais podem processar mais de 2 bilhões de polígonos por segundo-. Desde então a Nvidia domina o mercado de placas gráficas com sua linha GeForce. Hoje quem está na procura da maior qualidade a melhor decisão que se pode tomar é comprar uma RT3070 preço melhor na gama. Ainda de ter uma longevidade boa, qualidade e preços mais que recomendados, é uma placa gráfica com a qual se pode desfrutar dos mais atuais jogos a 1440p sem problema nenhum.
Para levar a experiência de jogo para o próximo nível deve saber que o hardware certo faz toda a diferença. Verdade que o processador e a placa gráfica são responsáveis pelas cargas de trabalho mais pesadas, mas todo o ecossistema deve estar pronto nas configurações de jogos modernas. Tanto o traçado de caminho quanto o de raios são técnicas de renderização que visam simular iluminação realista em imagens geradas por computador, mas diferem em suas capacidades e abordagem. O Ray Tracing, técnica de renderização focada em obter iluminação realista em tempo real, consiste em traçar o caminho da luz a partir do olho do observador e simular suas interações com os objetos da cena, incluindo reflexos, sombras e refrações dando como resultado uma imagem realista e detalhada que reproduz fielmente o comportamento da luz no mundo real. O Ray Tracing acelerado por hardware é compatível com RTX 3070 da Nvidia, um suporte de hardware que melhora a eficiência e permite a renderização em tempo real de cenas impressionantes visualmente. Em jogos em 1440p com 2560 x 1440 pixels, também conhecidos como WQHD -Wide Quad High Definition- oferecem maior detalhe e clareza.
Para os fãs dos jogos, ter uma placa gráfica dedicada de alto desempenho permite desfrutar de gráficos mais realistas, e optar pela Nvidia GeForce irá garantir potência maior nos equipamentos de jogos. Com as placas gráficas GeForce RTX da Nvidia se pode desfrutar, por exemplo, da tecnologia Ray Tracing que permite melhorar a iluminação, reflexos e sombras dos videogames. Ray Tracing simula o comportamento da luz no mundo real, tendo desta forma a garantia de gráficos mais realistas assim como uma mais envolvente experiência. Implementada pela Nvidia em suas placas gráficas, essa tecnologia está no mercado desde finais de 2018, e existem atualmente mais de 150 jogos e até aplicativos que possuem Ray Tracing. Como todas as Nvidia RTX possuem essa tecnologia a garantia de que as cenas dos jogos ficarão muito mais próximas da realidade está garantizada.
Já quem está considerando um PC para edição de vídeo ou outras tarefas que exigem mais potência, podem optar por uma placa gráfica dedicada de gama média da Nvidia. E com as placas gráficas integradas em laptops não terá problema nenhum para desenvolver normalmente os projetos de estudo ou trabalho.
Mín. 24° Máx. 38°