No último dia 3 de julho, foi divulgada a primeira avaliação do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil), que trouxe um panorama detalhado da realidade socioambiental dos 5.570 municípios brasileiros. A pesquisa, que avalia a qualidade de vida a partir de 53 indicadores secundários, destacou a importância do progresso social aliado ao crescimento econômico.
O IPS Brasil mede diretamente os resultados finais da qualidade de vida nas cidades, sendo uma ferramenta essencial para o planejamento, avaliação de programas e aperfeiçoamento de políticas públicas. Além disso, serve para orientar investimentos sociais privados nos municípios, funcionando como uma bússola para direcionar recursos de forma eficiente.
Dentre as melhores cidades da Paraíba para se viver, Campina Grande lidera o ranking com índice IPS de 65,77; seguida de João Pessoa (65,55) e Cabedelo (65,01), que fecham o top 3. No entanto, uma surpresa foi o município de Passagem. A cidade aparece na 5ª posição com índice de 63,86 e foi a mais bem colocada de todo o Sertão, superando, por exemplo, Sousa, que ocupa a 7ª colocação, Patos e Cajazeiras, estas duas fora da lista das 10 melhores cidades.
Outro município do Sertão que aparece no top 10 é Santa Luzia, ocupando a 9ª posição com índice de 63,06. Confira abaixo a lista com as 10 melhores cidades e seus respectívos índices:
Os municípios foram avaliados em diversos indicadores dentro das seguintes áreas:
Em termos nacionais, a cidade de Gavião Peixoto, SP, foi a melhor avaliada com uma pontuação de 74,49. Em contraste, Uiramutã, RR, teve a pior avaliação com 37,63 pontos. O Estado da Paraíba obteve 60,11.
Por Patos Online
Com Polêmica Paraíba
Mín. 23° Máx. 36°