
Uma colaboração entre o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, gerenciados pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), resultou na primeira mastoidectomia realizada na rede pública. A cirurgia, que trata infecções no osso temporal, foi realizada com sucesso em um paciente de 48 anos no dia 6 de julho. O atendimento ambulatorial e exames ocorreram no Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, enquanto o procedimento foi feito no Hospital Metropolitano, em Santa Rita.
Segundo a otorrinolaringologista Camila Galdino, a mastoidectomia é necessária para tratar doenças infecciosas crônicas do ouvido, que podem causar perda de audição, meningite e paralisia facial. A cirurgia requer equipamentos avançados, disponíveis apenas no Hospital Metropolitano, unidade de referência em cardiologia, neurologia e endovascular. A parceria permitiu um atendimento integrado e rápido, com a equipe médica do Edson Ramalho realizando a cirurgia junto com a equipe do Metropolitano.
O sucesso da cirurgia reflete o compromisso da PB Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado com a inovação e humanização no atendimento pelo SUS. A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, destacou que a parceria fortalece as políticas de acesso à saúde pública, proporcionando cuidados especializados de forma eficiente. Atualmente, oito pacientes na Paraíba necessitam de mastoidectomia, e a PB Saúde planeja expandir essa abordagem integrada para atender à demanda.
JUSTIÇA Escritório de Advocacia Dr. Ramonilson Alves será inaugurado em João Pessoa com propósito de servir e edificar
Luto! Morre recém-nascido filho da empresária e bailarina campinense Thalita Nóbrega; família emite nota de pesar
Susto Cantora paraibana Lucyanna Mel é internada com sintomas de infarto
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos Mín. 22° Máx. 36°