O Brasil estreou nas Olimpíadas de Paris com derrota no vôlei masculino. Os comandados de Bernardinho até que fizeram uma boa partida, chegaram a ensaiar uma reação, mas acabaram derrotados por 3 sets a 1 pela Itália (25-23, 27-25, 18-25 e 25-21).
O destaque italiano foi o oposto Romanó, com 20 pontos.
O Brasil foi bem no ataque. Darlan acabou como o maior pontuador da partida (25) e ainda teve boa ajuda de Leal (25) e Lucarelli (14). Mas alguns problemas ficaram expostos de novo. O bloqueio não foi tão eficiente (só 4 pontos, contra 13 da Itália) e o banco, desfalcado pelo machucado Alan, não conseguiu ajudar e terminou a partida zerado.
O Brasil volta a jogar agora na quarta-feira (31), quando enfrenta a fortíssima Polônia. Depois, duela com o Egito na sexta (2). Os dois melhores do grupo avançam direto para as quartas de final. Os dois melhores terceiros colocados (são três grupos no total) também se classificam.
De qualquer forma, o resultado deste sábado não é desastroso. A vitória no terceiro set e a derrota por poucos pontos nas outras parciais foram importantes e podem ser decisivas para uma classificação em terceiro no grupo, no pior cenário.
Dúvida por conta de uma torção no tornozelo que teve durante a semana, Leal começou o jogo como titular. Bernardinho também optou por sair jogando com Bruninho de levantador – e não com Fernando Cachopa.
A escalação pareceu funcionar. O Brasil teve um bom começo de jogo, chegou a abrir quatro pontos em 12 a 8 e depois três pontos em 18 a 15. Mas a Itália reagiu e foi buscar o placar. Bernardinho tentou usar o banco com uma inversão improvisada com Adriano de oposto (já que Alan está machucado e não foi relacionado), mas não funcionou.
No fim, o Brasil ainda esteve à frente no 23-22, mas tomou o ponto na rodada de bola e depois sofreu em dois lances em que Lucarelli e Darlan tentaram encarar o bloqueio italiano e não passaram: 25 a 23 para os europeus.
O segundo set foi ao contrário: a Itália foi quem abriu vantagem. O Brasil teve que correr atrás e até pareceu que conseguiria. Salvou três set points e chegou a virar a partida para 25-24. Mas uma sequência desastrada de um erro de saque de Flávio, um bloqueio em Lucão e um ataque do levantador Bruninho que acabou defendido fizeram a Itália fechar a parcial em 27 a 25.
A reação pelo menos animou o Brasil para o terceiro set, que acabou sendo o mais fácil do jogo e com domínio do começo ao fim: 25 a18.
A quarta parcial começou equilibrada de novo, mas foi a Itália quem conseguiu abrir a vantagem primeiro, dessa vez em um 15 a 11. O Brasil fez de tudo que pôde, se jogou em todas as bolas e chegou a fazer um ponto absurdo após muitas defesas, mas não conseguiu buscar o placar e acabou derrotado por 25 a 21 em uma série de saques errados.
Polônia x Brasil – 31/07, 4h
Brasil x Egito – 02/08, 8h
Fonte: ESPN
Mín. 23° Máx. 36°