Quinta, 07 de Agosto de 2025
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner Dr Luiz Severo
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Esportes Paris 2024

Willian Lima perde para japonês, mas fica com a prata no judô e ganha 1ª medalha do Brasil nas Olimpíadas

O atleta paulista fez uma competição quase perfeita na capital francesa e só perdeu na final para o japonês Hifumi Abe.

28/07/2024 às 10h40
Por: Felipe Vilar Fonte: ESPN
Compartilhe:
Foto: Wander Roberto/COB
Foto: Wander Roberto/COB

Willian Lima é o dono da primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris. E ela é de prata e do judô! O atleta paulista fez uma competição quase perfeita na capital francesa e só perdeu na final para o japonês Hifumi Abe.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

É a segunda medalha consecutiva do Brasil na categoria masculina até 66kg. Em Tóquio, Daniel Cargnin ficou com o bronze. Ele decidiu subir de peso para Paris (disputa até 73kg nesta segunda-feira) e abriu o espaço para Willian.

O judô já era o esporte que mais deu medalhas para o Brasil na história das Olimpíadas. Agora são 25: 4 ouros, 4 pratas e 17 bronzes.

Além disso, a modalidade tem uma sequência simplesmente inacreditável: ganha pelo menos uma medalha desde os Jogos de 1984.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

Curiosamente, porém, o judô masculino vivia um jejum de finais: não decidia o ouro desde 2000, quando Carlos Honorato e Tiago Camilo ficaram com duas medalhas de prata. A última conquista brasileira com homens foi em 1992 com Rogério Sampaio, hoje dirigente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e chefe de missão do Time Brasil em Paris.

Como foram as Olimpíadas de Willian Lima

Willian Lima (que é o 8º no ranking mundial) estreou em um confronto equilibrado com o uzbeque Sardor Nuriallaev, mas conseguiu a vitória com um waza-ari a poucos segundos do fim do tempo normal.

Depois ele teve pela frente o turcomeno Serdar Rahimov e ganhou mais uma vez, por shidos.

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

Nas quartas, encarou o mongol Bashkuu Yondonperençei, número 5 do mundo e cabeça de chave número 4 do torneio. O brasileiro sofreu, mas acabou conseguindo uma excelente vitória por waza-ari no Golden Score.

Na semi, mais uma luta emocionante. Willian chegou a abrir dois shidos de vantagem, tomou o “empate”, mas de novo achou um golpe salvador no Golden Score, desta vez um ippon perfeito.

Na decisão, a missão era difícil contra o japonês Hifumi Abe (6 do mundo). E não deu! Willian tomou um waza-ari logo no começo e depois acabou sofrendo o ippon.

Fonte: ESPN

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
34°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 34°

Sex 34°C 19°C
Sáb 35°C 20°C
Dom 37°C 21°C
Seg 36°C 20°C
Ter 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras