James Rodríguez não é mais jogador do São Paulo. O colombiano assinou sua rescisão de contrato com o clube nesta terça-feira (30), encerrando assim sua passagem pelo Morumbi.
Houve um acordo entre as duas partes para colocar ponto final na passagem do meia depois de pouco menos de um ano. Nele, o São Paulo pagará a James o que ele tinha a receber até 30 de junho.
Foi nessa data que o colombiano deixou a equipe rumo a Copa América nos Estados Unidos, onde foi eleito o craque da competição. O cálculo tricolor é de uma economia de R$ 20 milhões com a rescisão antecipada.
Não haverá multa a ser paga por nenhuma parte, mas James ainda tem direito a receber parte das luvas que foram renegociadas com o São Paulo no início do ano. Na rescisão, porém, ele abriu mão de parte do montante.
Do lado de James, o jogador nunca fez questão de esconder sua insatisfação nos bastidores com a pouca participação nas partidas desde sua chegada.
Por outro lado, o torcedor do clube paulista sempre questionou a discrepância entre as atuações com a camisa do clube e as com as cores da seleção colombiana.
Desde que chegou no fim de julho de 2023, o jogador fez apenas 22 jogos e anotou dois gols com a camisa tricolor. Além disso, o meia deu quatro assistências.
Um dos episódios que mais marcou a passagem de James pelo São Paulo foi extracampo, na Supercopa Rei.
Fora da lista de relacionados do técnico Thiago Carpini, ele foi convidado pela diretoria para estar com a delegação tricolor no Mineirão para apoiar os atletas contra o Palmeiras. No entanto, James não respondeu e foi a única ausência.
A expectativa era que o jogador pudesse ser aproveitado pelo técnico Luis Zubeldía após a grande Copa América realizada com a camisa da Colômbia.
Em seis jogos, marcou um gol e distribuiu seis assistências, liderando a seleção rumo à final da competição, mas que acabou amargando o vice para a Argentina.
Agora, livre no mercado, James Rodríguez tem caminho livre para retornar à Europa. Pela boa Copa América feita, o colombiano tem recebido sondagens para retornar ao Velho Continente, onde já atuou por Porto, Monaco, Real Madrid, Bayern de Munique, Everton e Olympiacos.
Fonte: ESPN
Mín. 23° Máx. 36°