Domingo, 24 de Novembro de 2024
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dra Rhaissa
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Topazio Tintas
Banner Clima Sublime
Policial Furto de energia

Energia furtada na PB em 2024 abasteceria 10 mil casas por um ano; quase 50 pessoas foram presas no primeiro semestre, 22 delas no Sertão

Segundo o levantamento, quase 12 mil irregularidades foram identificadas, resultando em um desvio estimado de 18,3 MWh de energia, suficiente para abastecer mais de 10 mil residências por um ano.

04/08/2024 às 16h30 Atualizada em 04/08/2024 às 22h23
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Energisa
Foto: Divulgação/Energisa

A Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na Paraíba, divulgou um balanço detalhado das operações contra o furto de energia no estado durante o primeiro semestre deste ano de 2024. Segundo o levantamento, quase 12 mil irregularidades foram identificadas, resultando em um desvio estimado de 18,3 MWh de energia, suficiente para abastecer mais de 10 mil residências por um ano.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A identificação das irregularidades foi feita por meio de análises do histórico de consumo e de denúncias recebidas. Dentre as ações tomadas, 45 pessoas foram presas por furto de energia, com 22 prisões ocorrendo somente no Sertão do estado. As irregularidades incluem ligações clandestinas e adulterações em medidores.

Miranildo Gomes, coordenador de combate a perdas da Energisa, destacou os problemas causados por essas ligações irregulares. "As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, podendo ocasionar curtos-circuitos, oscilações, interrupções no fornecimento de energia e a queima de equipamentos por conta da sobrecarga", explicou. Ele também ressaltou que essas práticas impactam diretamente a qualidade e continuidade do fornecimento de energia, além de poderem influenciar na tarifa de energia elétrica definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Quando uma fraude é identificada, a Energisa toma várias medidas. Além de regularizar a situação e registrar um Boletim de Ocorrência, a empresa realiza a cobrança dos valores retroativos referentes ao período de irregularidade, conforme previsto na Resolução 1000 da Aneel. O fornecimento de energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja normalizada, devido ao risco iminente de danos às pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.

Como denunciar irregularidades

A Energisa incentiva a população a denunciar irregularidades por meio de seus canais de atendimento, garantindo o anonimato dos denunciantes. A colaboração da comunidade é fundamental para reduzir o furto de energia e melhorar a qualidade do serviço prestado.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo
  • Ligação gratuita: 0800 083 0196
  • Whatsapp: 83 9 9135-5540
  • Site: energisa.com.br
  • Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

As operações contínuas da Energisa para combater o furto de energia buscam não apenas regularizar o consumo, mas também assegurar a segurança e eficiência do fornecimento de energia elétrica no estado da Paraíba.

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras