
A noite desta segunda-feira (5) no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde, foi marcada por mais um transplante de coração. O quinto procedimento realizado no ano de 2024 renovou as esperanças do jovem Edson Mateus, de 35 anos, da cidade de Campina Grande.
O paciente apresentava uma miocardiopatia, uma doença no músculo do coração que o deixava muito fraco. Ele já fazia acompanhamento no Ambulatório da unidade hospitalar gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde ( PB Saúde), e desde maio aguardava na fila única de transplante por um novo coração. Graças ao sim da família da paciente doadora, de 31 anos, que teve um acidente vascular encefálico hemorrágico, Edson pôde receber um novo coração. Além do coração, foram doados os rins e as córneas.
De acordo com o cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre, o paciente já tinha realizado uma cirurgia cardíaca previamente para troca de duas valvas no coração para implante de duas próteses, além de colocação de uma ponte de safena e devido essa cirurgia prévia aumentou bastante o tempo cirúrgico. “Ele encontrava-se bastante sintomático, apresentava cansaço aos mínimos esforços, até mesmo andar no interior de sua residência. Pelo fato dele já ter realizado uma cirurgia cardíaca prévia, isso dificulta muito o transplante, aumentando o tempo cirúrgico. Geralmente um transplante de coração é feito em torno de quatro a seis horas, a dele demorou umas oito horas”, explicou Maurílio.
Para a coordenadora de enfermagem da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Metropolitano, Patrícia Monteiro, o sucesso de cada transplante é fruto de uma doação de órgãos, e este é resultado de uma rede de profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros. “A generosidade dessas famílias é verdadeiramente inspiradora e nos lembra da importância da solidariedade e compaixão em momentos de adversidade,” destacou Patrícia.
O paciente encontra-se na UTI cardiovascular, estável, e a equipe multiprofissional continua acompanhando a evolução nos próximos dias.
Transplante no HM: O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é referência em cardiologia e neurologia e recebeu o credenciamento para realização do transplante cardíaco em junho de 2020. Desde então, foi implantado na unidade o Ambulatório de Transplante, para atendimento a pacientes candidatos ao procedimento. Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico. Em 26 de março de 2022, a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante cardíaco 100% SUS pela Paraíba. Já em 2023, foram realizados quatro transplantes cardíacos, enquanto que neste ano de 2024 chegou a marca dos cinco transplantes realizados.
Novembro Azul Hospital do Bem integra ações do CHRDJC e realiza “Dia D” de conscientização do Novembro Azul em Patos
Hospital Regional Plantão do Complexo Hospitalar de Patos registra 278 atendimentos no fim de semana
Saúde Mental Solidão adoece: Isolamento aliado ao uso excessivo de telas aumenta o risco de depressão, alzheimer e infarto, alerta médico
Inauguração Prefeitura de Patos entrega UBS de Santa Gertrudes totalmente reconstruída, considerada a maior e mais moderna do Sertão
Transplante Mãe de adolescente que passou pelo primeiro transplante cardíaco pediátrico na PB já havia perdido um filho: ‘Entrei na UTI e vi vida’
Transplante Marco histórico: Paraíba realiza primeiro transplante cardíaco pediátrico em adolescente de 14 anos
Pediatria Sociedade Brasileira de Pediatria defende presença obrigatória da especialidade na Atenção Primária e convoca mobilização; pediatra patoense Dr. Umberto Júnior comenta
Doação de Órgãos Sopro da vida: família de jovem de Santa Terezinha autoriza doação de órgãos e beneficia seis pessoas; adolescente de 14 anos recebe transplante de coração
Novembro Azul Unidades do DGA I realizam Dia D do Novembro Azul com grande participação masculina em Patos Mín. 22° Máx. 37°