
Quase 20 açudes na Paraíba enfrentam uma situação alarmante devido aos baixos níveis de chuvas registrados no estado. De acordo com dados recentes da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 18 reservatórios, situados principalmente nas regiões do Sertão, Curimataú e Cariri, estão em estado crítico, com volumes que variam de 0% a 3,24% de sua capacidade total.
O açude Jeremias, localizado em Desterro, está na pior situação, registrando um nível de 0% desde outubro de 2023, apesar de sua capacidade de armazenamento ser de 4,6 milhões de metros cúbicos.
Outros reservatórios também preocupam, com volumes abaixo de 1%. Entre eles estão:
Esses reservatórios são essenciais para o abastecimento de água nas regiões onde estão localizados, e o baixo volume ameaça o fornecimento para a população e atividades agrícolas.
Além dos açudes em situação crítica, a Aesa informou que, até esta segunda-feira (19), a Paraíba tem oito reservatórios sangrando, 91 com capacidade superior a 20%, e 18 reservatórios em observação, com volume menor que 5%.
Por Patos Online
Com ClickPB
CORREIOS Sindicalista fala sobre greve dos Correios em Patos
MANIFESTAÇÃO Direita Patos convoca para Carreata da Família pela Liberdade“ neste sábado (12)
NA JUSTIÇA Perfil de Lucas Veloso é removido do Instagram por determinação judicial após descumprimento de medida protetiva contra a ex-companheira, Géssica Muniz
INFRAESTRUTURA PB-141 ganha pavimentação para impulsionar economia e mobilidade no Agreste paraibano
GREVE Trabalhadores dos Correios na Paraíba decidirão sobre greve nesta quinta-feira (10)
INFRAESTRUTURA Nova Perimetral impulsiona economia, turismo e mobilidade no Alto Sertão da Paraíba
ENERGISA ORIENTA Energisa orienta clientes a não fixarem adesivos e ornamentações nas caixas de medidores de energia
PADRE FABRÍCIO Padre Fabrício destaca missão do sacerdote como instrumento de acolhimento e promoção da vida
ASTRONOMIA NO SERTÃO Dr. Mário Leitão realiza nova expedição para definir local de observatório astronômico em Mãe d’Água Mín. 21° Máx. 35°