
Quase 20 açudes na Paraíba enfrentam uma situação alarmante devido aos baixos níveis de chuvas registrados no estado. De acordo com dados recentes da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 18 reservatórios, situados principalmente nas regiões do Sertão, Curimataú e Cariri, estão em estado crítico, com volumes que variam de 0% a 3,24% de sua capacidade total.
O açude Jeremias, localizado em Desterro, está na pior situação, registrando um nível de 0% desde outubro de 2023, apesar de sua capacidade de armazenamento ser de 4,6 milhões de metros cúbicos.
Outros reservatórios também preocupam, com volumes abaixo de 1%. Entre eles estão:
Esses reservatórios são essenciais para o abastecimento de água nas regiões onde estão localizados, e o baixo volume ameaça o fornecimento para a população e atividades agrícolas.
Além dos açudes em situação crítica, a Aesa informou que, até esta segunda-feira (19), a Paraíba tem oito reservatórios sangrando, 91 com capacidade superior a 20%, e 18 reservatórios em observação, com volume menor que 5%.
Por Patos Online
Com ClickPB
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado
Formação STTRANS promove curso de formação para motoristas e monitores escolares do município de Patos
Emocionante Equipes do SAMU realizam dois partos dentro de ambulância em menos de uma semana em Desterro
Bonfim Folia Programação oficial do Bonfim Folia 2026 é divulgada; confira as atrações
Caso Hytalo Santos Felca critica vazamento de vídeo de audiência e postura dos advogados de Hytalo Santos: 'tribunal não é rede social' Mín. 22° Máx. 36°