O Campeonato Paraibano da 2ª Divisão será disputado por apenas 9 times. Isso porque o Internacional-PB foi excluído da competição pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) por entender que o clube não está apto a disputar qualquer competição por causa do imbróglio na Justiça envolvendo as eleições do Colorado.
Atualmente, dois grupos disputam o poder do Internacional-PB: um comandado por Tassiano Gadelha, antigo mandatário do clube, e outro por Vando dos Santos, que alega ter fechado uma parceria definitiva para levá-lo para Santa Rita e compondo a nova diretoria executiva. A disputa entre os dois grupos tramita na 14ª Vara Cível de João Pessoa. Por conta da disputa jurídica, a FPF-PB decidiu excluir o Internacional-PB da Segundona.
- Na verdade, nós esperamos o quanto foi possível. Como ainda não há uma decisão judicial, não temos outra alternativa senão declarar o Inter sem condições de disputar a 2ª divisão. Nesse caso, vamos aplicar o regulamento da competição - disse Gustavo Trindade, diretor de competições da Federação.
O Internacional-PB será declarado perdedor por WO em todas as rodadas do Campeonato Paraibano da 2ª Divisão, computado o placar de 3 a 0 a favor do adversário. Com isso, o time também estará automaticamente rebaixado para a 3ª Divisão em 2025.
As nove equipes restantes vão disputar a Segundona no sistema de todos contra todos, em turno único. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais. Campeão e vice garantem presença na primeira divisão da próxima temporada.
A situação vivida pelo Internacional-PB em 2024 não chega a ser inédita. No ano passado, a Perilima pediu afastamento da Segundona poucos dias antes do início da competição. Com isso, a Águia também perdeu todos os seus jogos por WO e acabou rebaixada para a 3ª Divisão - o clube até agora não confirmou participação neste ano.
Campeão da 2ª divisão do Paraibano em 2008 e 2016, o Internacional-PB vivia a expectativa de uma retomada depois da parceria com o Atlético Santa Rita. No entanto, a briga pelo poder do clube acabou enterrando de vez as pretensões de um novo título estadual. O Colorado foi campeão da Segundona em 2008 e 2016, e no passado, foi vice-campeão da 3ª Divisão.
Fonte: ge PB
Mín. 23° Máx. 36°