
O programa "Paraíba contra o Câncer" está trazendo uma nova abordagem para o atendimento de pacientes com suspeita de câncer no estado. A primeira ação dessa iniciativa é garantir que esses pacientes sejam acolhidos via teleoncologia, uma modalidade de atendimento remoto que permitirá o acompanhamento rápido e eficaz de suas demandas.
O objetivo principal do programa é identificar os pacientes que apresentam suspeita oncológica ou que já possuem um diagnóstico de câncer, mas ainda não iniciaram o tratamento. Esses pacientes serão encaminhados para a Central de Regulação do Estado, onde receberão toda a assistência necessária.
A iniciativa busca evitar que os pacientes se percam na rede de atendimento. A atenção primária será responsável por identificar os usuários e acionar a equipe especializada do programa. A partir daí, um enfermeiro navegador entrará em contato com o paciente, direcionando-o para o serviço de referência mais adequado às suas necessidades, seja para diagnóstico, estadiamento ou tratamento. A expectativa é que o agendamento da consulta ocorra de forma rápida, idealmente no mesmo dia ou no dia seguinte.
A teleoncologia será implementada em todas as macrorregiões de Saúde do estado, com equipes especializadas compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores. Esses profissionais atuarão como a principal ponte entre o paciente, sua família e os serviços de saúde, coordenando o acesso a procedimentos necessários para o diagnóstico e tratamento do câncer.
Com essa nova estratégia, o programa "Paraíba contra o Câncer" pretende oferecer um atendimento mais ágil e humanizado, garantindo que os pacientes recebam o cuidado necessário de forma eficiente e sem atrasos.
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado
Formação STTRANS promove curso de formação para motoristas e monitores escolares do município de Patos
Emocionante Equipes do SAMU realizam dois partos dentro de ambulância em menos de uma semana em Desterro
Bonfim Folia Programação oficial do Bonfim Folia 2026 é divulgada; confira as atrações
Caso Hytalo Santos Felca critica vazamento de vídeo de audiência e postura dos advogados de Hytalo Santos: 'tribunal não é rede social' Mín. 22° Máx. 36°