
O programa "Paraíba contra o Câncer" está trazendo uma nova abordagem para o atendimento de pacientes com suspeita de câncer no estado. A primeira ação dessa iniciativa é garantir que esses pacientes sejam acolhidos via teleoncologia, uma modalidade de atendimento remoto que permitirá o acompanhamento rápido e eficaz de suas demandas.
O objetivo principal do programa é identificar os pacientes que apresentam suspeita oncológica ou que já possuem um diagnóstico de câncer, mas ainda não iniciaram o tratamento. Esses pacientes serão encaminhados para a Central de Regulação do Estado, onde receberão toda a assistência necessária.
A iniciativa busca evitar que os pacientes se percam na rede de atendimento. A atenção primária será responsável por identificar os usuários e acionar a equipe especializada do programa. A partir daí, um enfermeiro navegador entrará em contato com o paciente, direcionando-o para o serviço de referência mais adequado às suas necessidades, seja para diagnóstico, estadiamento ou tratamento. A expectativa é que o agendamento da consulta ocorra de forma rápida, idealmente no mesmo dia ou no dia seguinte.
A teleoncologia será implementada em todas as macrorregiões de Saúde do estado, com equipes especializadas compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores. Esses profissionais atuarão como a principal ponte entre o paciente, sua família e os serviços de saúde, coordenando o acesso a procedimentos necessários para o diagnóstico e tratamento do câncer.
Com essa nova estratégia, o programa "Paraíba contra o Câncer" pretende oferecer um atendimento mais ágil e humanizado, garantindo que os pacientes recebam o cuidado necessário de forma eficiente e sem atrasos.
Luto! Morre recém-nascido filho da empresária e bailarina campinense Thalita Nóbrega; família emite nota de pesar
Susto Cantora paraibana Lucyanna Mel é internada com sintomas de infarto
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar Mín. 22° Máx. 36°