Quarta, 23 de Abril de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Chacara Canaa
Banner JC Motos
Banner Dra Joyce
Banner Dr Romulo
Policial Território Livre

Vereadora de João Pessoa é alvo de operação contra aliciamento violento de eleitores

Dinheiro, aparelhos celulares e contracheques da Prefeitura de João Pessoa foram apreendidos na casa da parlamentar. Um conselheiro tutelar também foi alvo de busca e apreensão.

10/09/2024 às 23h30 Atualizada em 11/09/2024 às 11h20
Por: Felipe Vilar Fonte: g1 PB
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

Uma vereadora foi alvo, nesta terça-feira (10), da Operação Território Livre da Polícia Federal, que combate o aliciamento violento de eleitores e a organização criminosa, em João Pessoa.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com o blog Conversa Política do Jornal da Paraíba, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão no bairro São José e na casa da vereadora Raíssa Lacerda (PSB), que também concorre atualmente pelo cargo.

Na casa da parlamentar foram apreendidos dinheiro em espécie, aparelhos celulares e contracheques de funcionários da Prefeitura de João Pessoa.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A parlamentar assumiu a titularidade da vaga deixada pelo vereador Professor Gabriel, que faleceu no fim de maio deste ano, devido a complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.

Antes de voltar à Câmara Municipal, Raíssa era secretária-executiva de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de João Pessoa.

Continua após a publicidade
Banner A Dois
Vereadora Raíssa Lacerda (PSB)  - Foto: Reprodução/Câmara Municipal de João Pessoa

 

Ainda segundo o blog Conversa Política, o conselheiro tutelar Josevaldo Gomes da Silva, coordenador-adjunto da Região Praia de João Pessoa, também foi alvo da mesma operação. Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na residência do conselheiro, no bairro dos Estados.

A Rede Paraíba de Comunicação entrou em contato com a vereadora e o conselheiro tutelar, mas ainda não obteve resposta.

Em nota, a Prefeitura de João Pessoa informou que nenhum imóvel ou repartição do município foi alvo de busca e apreensão, e que nenhum servidor público municipal nomeado ou contratado está entre os alvos da operação. A Prefeitura também disse que lamentava "a tentativa de utilização de tais fatos para insinuar o envolvimento de qualquer autoridade do Executivo municipal com eventos dessa natureza".

A Operação Território Livre

Segundo a Polícia Federal, os investigados estariam exercendo influência no pleito eleitoral através do controle do território e praticando as condutas de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto e outros que restarem comprovados.

De acordo com informações da PF, durante a Operação foram apreendidos R$ 35 mil em dinheiro, vários documentos com dados pessoais de diversas pessoas, que não eram residentes no local da busca.

Na nota, a polícia disse que as "provas que podem indicar materialidade e autoria e reforçar os elementos já colhidos durante a investigação policial, objetivando a responsabilização dos envolvidos pelos crimes eleitorais praticados".

O que é o aliciamento eleitoral, de acordo com o TRE?

Aliciamento de eleitor é a prática adotada por candidato, partido ou correligionário que consiste na tentativa de convencer o eleitor, utilizando-se de meios ilegais, a votar em candidato ou partido diferente daquele em que naturalmente votaria, não fosse a ação de convencimento.

O aliciamento é crime eleitoral, e é punível com detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a 15 mil UFIRs.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qui 35°C 22°C
Sex 34°C 21°C
Sáb 36°C 22°C
Dom 37°C 21°C
Seg 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras