A hérnia de disco, condição comum que afeta a coluna vertebral, pode ter consequências mais graves do que muitos imaginam, incluindo a possibilidade de deixar o paciente em uma cadeira de rodas. Segundo o neurocirurgião e especialista em dor, Dr. Rômulo José de Sousa, uma das complicações mais sérias associadas à hérnia de disco é a síndrome da cauda equina, que pode resultar em sintomas semelhantes à paralisia dos membros inferiores.
Entre os sintomas da síndrome da cauda equina, Dr. Rômulo destaca a anestesia em sela, uma condição em que a região interna das coxas perde a sensibilidade, ficando dormente. Além disso, a incontinência urinária e problemas para defecar também são sinais de alerta, caracterizando uma emergência neurológica que exige intervenção médica imediata para evitar sequelas permanentes.
A urgência em tratar essas complicações é crucial, pois, se não resolvidas rapidamente, podem resultar em danos irreversíveis à mobilidade e ao controle das funções corporais. “Esses sintomas devem ser tratados com a máxima rapidez para que o paciente não fique com sequelas permanentes”, alerta o neurocirurgião.
Dr. Rômulo José de Sousa convida o público a acompanhar seu perfil nas redes sociais para se informar melhor sobre as complicações da hérnia de disco e aprender a reconhecer os sinais de alerta. “Entender essas complicações pode ser vital para evitar consequências graves e garantir uma melhor qualidade de vida”, enfatiza o especialista.
Siga também no instagram e não perca dicas valiosas para sua saúde.
Ou venha diretamente na clínica.
Mín. 23° Máx. 37°