Segunda, 08 de Setembro de 2025
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Luiz Severo
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
Brasil De volta!

O X voltou? Aplicativo funciona parcialmente no Brasil nesta quarta-feira

O acesso ao aplicativo foi restabelecido tanto para usuários de Android quanto iOS

18/09/2024 às 14h18 Atualizada em 18/09/2024 às 19h41
Por: Felipe Vilar Fonte: R7
Compartilhe:
Foto: Victoria Lacerda/R7
Foto: Victoria Lacerda/R7

Na manhã desta quarta-feira (18), os usuários brasileiros foram surpreendidos com o retorno parcial do aplicativo X, anteriormente conhecido como Twitter. A rede social, de propriedade de Elon Musk, estava fora do ar no Brasil desde o final de agosto, mas agora voltou a ser acessível, embora ainda de forma limitada. 

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

No Trending Topics, expressões como “O Twitter voltou” e “Gente o Twitter” ganharam destaque, com várias menções. O acesso ao aplicativo foi restabelecido para dispositivos Android e iOS, mas usuários que tentam entrar na plataforma por navegadores como Google Chrome e Safari ainda enfrentam dificuldades.

Até o momento, não há uma decisão oficial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizaria o retorno do aplicativo. A reativação repentina gerou especulações sobre os motivos do restabelecimento parcial do X no Brasil.

Fontes consultadas indicam que a mudança se deve a uma possível instabilidade no bloqueio de redes menores, e que não houve alteração formal na decisão anterior. O R7 entrou em contato com a Anatel, que informou que está verificando os casos relatados, mas confirmou que a decisão original de bloqueio ainda está em vigor.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Entenda a ordem de suspensão do X no Brasil

A rede social X está bloqueada no Brasil. Isso porque no dia 30 de agosto deste ano, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou a suspensão da plataforma em todo o país. O comando, enviado à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e às operadoras de serviços digitais, ocorreu depois de uma série de descumprimentos de ordens judiciais pelo dono da empresa, o bilionário Elon Musk.

A ideia é que o site e aplicativo do X sigam sem funcionar no Brasil até que a empresa cumpra as ordens judiciais em nome dela. Entre os mandados, estão a nomeação de um representante legal em território nacional e o bloqueio de pelo menos nove contas de pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Como tudo começou?

Desde a investigação que ficou conhecida como Milícias Digitais, Moraes determina bloqueios de contas em redes sociais de personalidades conhecidas por atentar contra a democracia. Em 2020 e 2021, por exemplo, o blogueiro Allan dos Santos teve os perfis suspensos em todas as plataformas. Na época, relatório da Polícia Federal colocava Santos sob suspeição de propagar ideias antidemocráticas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Outros nomes conhecidos do público, como Roberto Jefferson, Daniel Silveira e Oswaldo Eustáquio, sofreram sanções semelhantes em algum momento dos últimos cinco anos. Entretanto, até 2022, as ordens judiciais eram cumpridas por todas as plataformas, incluindo o X, que até então se chamava Twitter. Naquele ano, a rede social foi adquirida pelo bilionário Elon Musk.

Em abril deste ano o ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou o pedido do escritório brasileiro do X para transferir a responsabilidade de cumprir decisões judiciais para a representação internacional. Os advogados do X Brasil alegaram limitações jurídicas, técnicas e físicas para cumprir as ordens.

Moraes argumentou que a empresa no Brasil é essencial para os objetivos econômicos e operacionais da rede social no país, e que ela deve se adequar ao ordenamento jurídico brasileiro. Ele afirmou que o X Brasil tem responsabilidade civil e penal pelas atividades da rede social e que os administradores enfrentarão consequências por obstrução da Justiça ou desobediência a ordens judiciais.

Relação entre Musk e STF ficou mais tensa no início de agosto

Em 13 de agosto, a conta oficial da equipe de assuntos governamentais globais da plataforma divulgou uma decisão sigilosa do ministro Alexandre de Moraes. O documento ordenava o bloqueio de perfis populares, incluindo o do senador Marcos do Val, por supostas violações.

A decisão, assinada em 8 de agosto, exigiu a suspensão dos acessos e monetizações dos perfis em duas horas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Do Val criticou a decisão, chamando-a de inconstitucional e um abuso de autoridade, e afirmou que buscaria tribunais internacionais. A página do senador e outros perfis mencionados permaneceram ativos.

Fechamento do escritório no Brasil

Menos de uma semana depois, em 17 de agosto, o X anunciou que encerraria as operações no Brasil depois que Moraes ameaçou prender a representante da empresa no país pelo descumprimento das decisões. A plataforma divulgou, novamente, ofício sigiloso assinado pelo ministro e afirmou que a responsabilidade pela saída da empresa do país é exclusivamente de Moraes.

A rede social criticou a falta de resposta a recursos que teriam sido apresentados e a ameaça à equipe, destacando que o serviço continuaria disponível no Brasil. Moraes justificou a ameaça de prisão devido à má-fé da representante em evitar o cumprimento das ordens judiciais.

Reta final envolveu envio público de notificação judicial e bloqueio de contas da Starlink

No dia 28 de agosto o STF usou o perfil institucional no X para exigir que Elon Musk nomeasse um novo representante para a empresa no Brasil. O prazo estabelecido era de 24 horas, sob pena de retirar a rede social do ar.

No último dia 29, Alexandre de Moraes fez novo movimento ao determinar o bloqueio das contas financeiras da Starlink Holding, de Elon Musk, para garantir o pagamento de multas aplicadas à rede social. A Starlink criticou a decisão, alegando falta de devido processo legal.

 

Fonte: R7

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 21h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 34°

Ter 34°C 20°C
Qua 35°C 18°C
Qui 35°C 21°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras