Segunda, 23 de Setembro de 2024
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
UNIFIP
Gerais CRÍTICAS

Com críticas a Lula e Marina, servidores do Ibama na PB denunciam nomeação de superintendente sem critério técnico e acionam MPF

Segundo servidores, indicado à Superintendência seria recém-formado. Cargo no Ibama seria ocupado por indicação política.

23/09/2024 às 10h24 Atualizada em 23/09/2024 às 10h39
Por: Marcos Oliveira Fonte: ClickPB
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acionaram o Ministério Público Federal (MPF) contra a nomeação do novo superintendente do órgão na Paraíba.

Continua após a publicidade

o processo foi dado entrada no último dia 11 por meio da Associação dos Servidores (Asibama/PB). Os servidores do Ibama denunciam que a pessoa que está prestes a ser nomeado superintendente do órgão no estado é recém-formada e que seria indicada apenas por razões políticas.

O processo de nomeação, que fica visível por meio da intranet dos servidores, teria iniciado de forma célere no dia 11, de acordo com nota emitida pela associação.

Continua após a publicidade
Reunidas

“Em plena exposição midiática da crise climática ambiental no Brasil, resultado de décadas de faz-de-conta e desmantelo do SISNAMA, servidores do Ibama na PB foram surpreendidos com a célere tramitação de um processo de nomeação para a Suspe/PB” inicia a nota.

De acordo com o conteúdo, “a pessoa indicada para ocupar o cargo máximo do Ibama na PB não pertence ao quadro de servidores e não tem qualquer experiência profissional e de gestão pública que habilite ao cargo”.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

No material também há críticas ao presidente Lula (PT) e ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), acusados pelos servidores de que mesmo criticando incêndios e queimadas no Brasil continuam no “velho toma-lá-dá-cá”.

A associação pontua ainda que portaria de 2023 traz o perfil desejável para ocupação dos cargos comissionados e que o da pessoa indicada não se enquadraria.

Quem é o indicado para a Superintendência do Ibama na Paraíba?

Segundo informações detalhadas à imprensa, o indicado é o engenheiro ambiental Gustavo da Costa Dantas.

Ele se formou em 2021 pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tem 28 anos. Gustavo tem pós-graduação em Geoprocessamento pela faculdade de ensino a distância Prominas, segundo divulgado pelo Portal Metrópoles.

(Foto: divulgação/Portal Metrópoles)

Entre as experiências profissionais listadas pelo indicado, segundo reportagem do Portal Metrópoles observada pelo ClickPB, estão um estágio em consultoria ambiental, vice-presidência do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da UFCG e agente censitario do IBGE.

Desde agosto de 2022, Gustavo atua como técnico em hidrografia em uma empresa privada de engenharia.

O ClickPB tentou contato com a Asisbama-PB para obter mais detalhes, porém até o início da manhã desta segunda-feira (23) não obteve retorno.

A reportagem disponibiliza o e-mail [email protected] caso o Ibama e Gustavo da Costa Dantas desejem se pronunciar sobre o caso.

| Veja íntegra da nota da Asisbama-PB:

Patos, PB Atualizado às 11h05 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 23°C
Qui 36°C 21°C
Sex 36°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras