
Na manhã desta quinta-feira (10), a Energisa Paraíba, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma ação integrada de combate ao furto de energia elétrica nos bairros Jatobá, Belo Horizonte e Centro, em Patos, Sertão da Paraíba. A operação resultou em inspeções em diversos estabelecimentos comerciais e residenciais, além da condução de uma pessoa residente no Belo Horizonte, à delegacia para prestar esclarecimentos.
Até agosto de 2024, ações similares na região do Sertão paraibano recuperaram mais de 6 GWh de energia, suficiente para abastecer quase 4 mil residências por um ano. Esse resultado foi alcançado com o suporte da Polícia Civil, que efetuou mais de 28 prisões em casos de furto de energia na região.
Em âmbito estadual, foram identificados quase 17 mil casos de irregularidades no sistema de medição, principalmente causados por intervenções ilegais. A energia recuperada até agora seria suficiente para abastecer mais de 15 mil residências durante 12 meses, resultando em mais de 50 prisões no estado.
Danillo Lelis, gerente de serviços comerciais e combate a perdas da Energisa Paraíba, ressaltou a importância da parceria com a Polícia Civil no combate a essas práticas criminosas. “As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, gerando curtos-circuitos, oscilações e interrupções no fornecimento de energia, além de aumentar o risco de acidentes por choque elétrico", afirmou.
Quando identificadas fraudes, além da regularização do fornecimento, a Energisa realiza a cobrança dos valores retroativos referentes ao período da irregularidade, conforme determina a Resolução 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O fornecimento de energia é imediatamente interrompido até que a situação seja regularizada para garantir a segurança de pessoas e bens.
A população pode denunciar irregularidades anonimamente por meio dos canais de atendimento da Energisa. A empresa reforça que a colaboração dos cidadãos é essencial para coibir essas práticas que afetam diretamente a qualidade e segurança do fornecimento de energia.
Canais de atendimento
Gisa: gisa.energisa.com.br
Site: energisa.com.br
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 083 0196
Por Patos Online
Com Assessoria/Energisa
VIOLÊNCIA FAMILIAR Mulher é morta a golpes de enxada e filho é preso suspeito do crime na Grande João Pessoa
AGRESSÃO Padrasto e enteado são conduzidos à delegacia após agressão física com pedaço de madeira em Desterro
TRAGÉDIA Vítimas de grave acidente na BR-230, envolvendo van de Itaporanga e caminhonete, são identificadas; seis já receberam alta, e duas crianças seguem na UTI
Prisão Homem é localizado e preso com materiais diversos nas proximidades do Presídio Romero Nóbrega, em Patos
FRAUDE NO INSS Idosa é investigada por usar identidade falsa para receber benefício do INSS por mais de dez anos em Campina Grande
TRAGÉDIA NA BR-230 Van de Itaporanga envolvida em acidente com seis mortos na BR-230 transportava pacientes para tratamento contra o câncer
LESÃO CORPORAL Polícia Militar conduz mulher à delegacia após agressão que deixou vítima com lesões no rosto, em Patos
AMEAÇA Polícia Militar conduz à delegacia homem suspeito de agredir mulher e ameaçá-la com a ação de uma facção criminosa em Santa Luzia
VIOLÊNCIA Homem é conduzido pela PM suspeito de jogar gasolina em três mulheres e tentar provocar incêndio em Desterro-PB Mín. 24° Máx. 37°