
As mulheres na Paraíba passaram a ser maioria entre os responsáveis pelos domicílios em 2022. De acordo com dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (25), entre as cerca de 1,37 milhão de pessoas que foram identificadas como responsáveis por suas respectivas unidades domésticas, o percentual de mulheres (51,7%) era superior ao dos homens (48,3%).
Já no Censo de 2010 esse número era diferente: o percentual de mulheres (38,8%) era bem inferior ao dos homens (61,2%). O indicador feminino estadual referente a 2022 ficou acima da média nacional (49,1%) e um pouco abaixo da regional (52%), além de ter sido o 8º maior do país.
Destaque-se também que, em 2022, a grande maioria dos responsáveis pelas unidades domésticas paraibanas (67,1%), o que corresponde a quase 921,9 mil pessoas, tinha idade acima de 40 anos. Em 2010, o percentual de pessoas responsáveis dessa faixa etária era menor (63,2%). Por sua vez, entre 2010 e 2022, houve redução dos percentuais de responsáveis das faixas etárias mais jovens.
Quanto ao critério de cor ou raça, a maioria dos responsáveis se declarou como de cor parda (55,6%), seguida pelos de cor branca (33,8%), preta (9,9%), indígena (0,6%) e amarela (0,2%). Em 2010, esses percentuais eram de 52,1% (pardos), 38,7% (brancos), 7,3% (pretos), 1,4% (amarelos) e 0,5% (indígenas). Esses números mostram uma redução, entre os dois censos, dos percentuais dos responsáveis que se declararam brancos e amarelos, enquanto apontam para um aumento dos percentuais correspondentes aos pardos, pretos e indígenas.
Fonte: g1 PB
Homenagem Cardeal Dom Paulo Cezar Costa e advogado patoense, Kildare Meira são novos cidadãos honorários de Brasília
NOITE DE FÉ Terço da Superação com padre Fabrício Timóteo acontece nesta noite em Malta
São João de Patos São João de Patos impulsiona economia e fortalece diversos setores produtivos do município
DECLÍNEO Estreia do Brasil na Copa de 2026 tem queda histórica na Globo e recorde mundial na CazéTV
SÃO JOÃO 2026 Roberto Carlos é a principal atração do São João de Campina Grande neste domingo (14)
Encontrada Mulher que estava desaparecida é encontrada no Centro de Patos e família agradece
Caso inusitado Vaca dá à luz bezerra com duas cabeças na zona rural do Sertão da Paraíba
MUDANÇAS Juíza Vanessa Moura é promovida para Cajazeiras após atuação na Comarca de Patos e na 28ª Zona Eleitoral
RECONHECIMENTO Policial militar do 20º BPM recebe Moção de Aplausos da Câmara de Serra Talhada por ação realizada durante folga Mín. 19° Máx. 35°