Evandro Leitão (PT) venceu neste domingo, 27 de outubro, uma das disputas mais acirradas da história de Fortaleza, derrotando André Fernandes (PL) com uma margem de apenas 10.838 votos. Com 50,38% dos votos válidos, Evandro somou 716.133 votos contra 705.295 de seu oponente, que obteve 49,62%. A vitória marca um embate significativo entre os partidos PT e PL, representando a divisão política nacional entre os grupos alinhados ao presidente Lula e ao ex-presidente Bolsonaro.
No primeiro turno, André Fernandes (PL) havia largado na frente na disputa à Prefeitura de Fortaleza. No pleito de 06 de outubro ele obteve 562.305 votos (40,20%), contra 480.174 votos (34,33%) de Evandro Leitão (PT).
Nascido em Fortaleza, Evandro Leitão é filho do defensor público Wellington Rocha Leitão e Silvia Barreto Leitão. Economista e advogado, ele é formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), com pós-graduação em Gestão Pública e Marketing. Leitão conquistou seu espaço na política cearense como deputado estadual, cargo que ocupa pelo terceiro mandato consecutivo, além de ser o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Além da política, Evandro presidiu o Ceará Sporting Club, o que fortaleceu sua visibilidade e consolidou seu perfil de liderança junto ao público fortalezense. Na eleição municipal de 2024, teve como vice a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), formando uma chapa que conquistou uma vitória histórica e um novo mandato para o PT na capital cearense.
Já André Fernandes chegou na disputa trazendo número significativos na bagagem. Em 2018 ele foi eleito o Deputado Estadual mais votado do Ceará, assumindo uma vaga na Assembleia Legislativa. Já em 2022, André repetiu o feito, desta vez, na disputa à Câmara Federal, se tornando o deputado mais votado da história do Estado.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Mín. 23° Máx. 36°