Quinta, 07 de Novembro de 2024
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Rhaissa
Banner Veve Cell
Banner Dra Priscylla
Dr. Jeann Santiago
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Policial Prisões

Doze pessoas são presas no Sertão da Paraíba por furto de energia

A energia recuperada corresponde ao consumo de mais de 400 unidades residenciais, pelo período de um mês.

07/11/2024 às 12h30
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria/Energisa
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Energisa
Foto: Divulgação/Energisa

A Energisa Paraíba, em parceria com o Instituto de Polícia Científica, Polícia Civil e Militar, realizou uma operação de combate ao furto de energia no sertão da Paraíba, resultando na prisão de 12 pessoas. A ação, que ocorreu nesta quarta-feira (06), teve como foco principal o enfrentamento das ligações clandestinas em várias cidades do Sertão como Jericó, Riacho dos Cavalos e Catolé do Rocha.

Continua após a publicidade

Durante a operação, as equipes identificaram mais de 30 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residências. A energia recuperada foi de aproximadamente 65.000 kWh, o que corresponde ao consumo de mais de 400 unidades residenciais, pelo período de um mês. Para a realização da operação, cerca de 65 profissionais, entre colaboradores da Energisa e membros das Polícias Civil, Militar e IPC, foram mobilizados.

O furto de energia, crime previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal, pode resultar em até quatro anos de reclusão e multa. Além dos riscos legais, o desvio de energia representa um perigo significativo para a segurança pública, pois as ligações clandestinas podem causar curtos-circuitos, incêndios e a queima de equipamentos. 

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

“Essa prática prejudica não apenas a distribuidora, mas também os demais clientes, já que sobrecarrega a rede e pode provocar oscilações e quedas de energia”, afirmou Danillo Lelis, gerente comercial e de combate a perdas da Energisa Paraíba.

Investimentos no combate ao furto de energia em 2024

O combate ao furto de energia é uma das prioridades da Energisa para 2024. Neste ano, a empresa destinou cerca de R$ 20 milhões a ações de regularização e enfrentamento dessa prática ilegal, que incluem o uso de tecnologias avançadas, inteligência de dados e fiscalizações intensivas. Até o momento 2024, foram recuperados 27.990.000 kWh, o equivalente ao consumo mensal de mais de 16 mil residências, por um ano. Já foram realizadas foram realizadas mais de 100 mil inspeções, com a detecção de aproximadamente 20 mil irregularidades e mais de 55 prisões.

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

Denúncias anônimas

A Energisa reforça que a participação da população é fundamental para o combate a essas práticas ilícitas. Denúncias anônimas sobre ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser feitas pelo telefone 0800 083 0196, pelo WhatsApp em www.gisa.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 14h04 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Sex 37°C 22°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 37°C 24°C
Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras