
A avaliação positiva dos brasileiros sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está prestes a completar 1 ano e 11 meses, recuou 7 pontos percentuais desde janeiro de 2024, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) em pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
De acordo com o levantamento, o percentual dos brasileiros que considera o atual governo bom ou ótimo é de 35,5%. Na pesquisa anterior, divulgada em maio, esse índice era de 37,4%. Em janeiro, de 42,7% (o que representa uma queda de 7,2 pontos percentuais neste ano).
Segundo o levantamento da CNT/MDA, o índice de aprovação do terceiro governo de Lula é o mais baixo desde a posse do petista, em janeiro de 2023.
Ainda de acordo com a pesquisa, a avaliação negativa do administração federal atingiu sua maior marca desde o início do governo: 30,8% dos entrevistados avaliam a gestão com ruim ou péssima.
São 32,1% os que a consideram regular, enquanto 1,6% não souberam ou não responderam.
Ótimo: 12,2%
Bom: 23,3%
Regular: 32,1%
Ruim: 9,4%
Péssimo: 21,4%
Não sabe/Não respondeu: 1,6%
Aprovação pessoal
A pesquisa também mediu a aprovação pessoal de Lula. Desde janeiro deste ano, o índice recuou 5 pontos percentuais.
Segundo o levantamento, 49,7% dos brasileiros aprovam o presidente da República (eram 50,7% na pesquisa anterior), enquanto 45,7% o desaprovam (eram 43,7%).
Veja os números:
Aprovam: 49,7%
Desaprovam: 45,7%
Não sabem ou não responderam: 4,6%
A pesquisa
O instituto MDA entrevistou 2.002 pessoas, presencialmente, entre os dias 6 e 9 de novembro de 2024 em todo o Brasil.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Fonte: InfoMoney
CASO MASTER PF apura suposto uso de recursos de Vorcaro para financiar Eduardo Bolsonaro nos EUA
CASO MASTER Delegada da PF e marido eram “espiões” de Vorcaro na corporação
COMPLIANCE ZERO PF prende pai de Daniel Vorcaro em nova etapa da investigação do caso Master
COMBUSTÍVEIS Governo Lula anuncia subsídio de até R$ 0,89 no litro da gasolina
HOMENAGEM Patoense Antônio Coelho é homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo durante solenidade pelo Dia Nacional do Agente de Trânsito
EXPORTAÇÃO União Europeia deixa Brasil fora de exportação de carnes por exigências sanitárias Mín. 21° Máx. 33°