O calendário do futebol para 2025 aumenta o impasse em relação a Copa do Nordeste. Isso porque a CBF reservou apenas três datas livres para o torneio regional, atendendo uma reivindicação das federações em priorizar os campeonatos estaduais. Diferente de anos anteriores, o Nordestão sequer foi incluído no rol de competições anunciadas na última terça-feira pela entidade.
De acordo com um influente dirigente de federação procurado pelo blog, a CBF garantiu que os estaduais nordestinos terão um mínimo de 13 datas, já livrando aquelas reservadas para a Copa do Brasil e para a Data Fifa. Ou seja, desta vez é a Copa do Nordeste que terá que se adaptar.
— Temos a garantia da CBF de realizar os estaduais com um mínimo de 13 datas. Para as federações que não têm clubes nas séries A e B, ainda há a possibilidade de expandir o calendário até meados de abril, quando terão início as séries C e D. Vamos poder fazer um campeonato mais elaborado — disse o dirigente ao blog.
É bom lembrar que a determinação judicial de dez anos para a CBF promover a Copa do Nordeste terminou em 2024. Isso aconteceu em 2014, quando Liga do Nordeste e CBF travaram uma batalha judicial sobre a competição, vencida pela primeira. Com isso, a entidade se viu obrigada a incluir a disputa regional em seu calendário, apertando ainda mais os estaduais. Nesse período de datas conflitantes, muitos clubes abriram mão das disputas domésticas, escalando times alternativos e até sub-20. As federações, obviamente, chiaram.
Mas agora a situação é inversa. A princípio, a CBF só reservou três datas para a Copa do Nordeste - 22 de janeiro, e ainda 5 e 12 de fevereiro. A partir daí começa a ginástica, que o blog explica agora:
Com sete datas, a Copa do Nordeste ainda precisaria de cinco para que fosse mantido o formato atual - dois grupos de oito, com os times de uma chave enfrentando os da outra na primeira fase (8 rodadas), quartas e semifinais em jogos únicos (mais duas rodadas) e a final em jogos de ida e volta (duas rodadas).
Ainda pensando no formato em vigor desde 2019, seriam necessárias mais duas datas para a Pré-Copa do Nordeste. Estas poderiam ser nos dias 5 e 8 de janeiro, antes mesmo do "calendário oficial". Fontes ligadas à CBF procuradas pelo blog confirmaram que esta é uma opção, mas não a mais indicada - esse é o período reservado para a pré-temporada dos clubes.
Os duelos previstos para a primeira fase eliminatória, com jogos apenas de ida, seriam os seguintes (de acordo com o ranking da CBF):
Como não foi incluída no rol de competições do calendário divulgado na terça-feira, a Copa do Nordeste pode ter o formato alterado para diminuir o número de datas. Algumas soluções são ventiladas nos bastidores, como adotar o regulamento da Copa Verde - que é toda disputada no mata-mata. Assim, as três primeiras fases (incluindo as duas preliminares) seriam disputadas em jogos únicos, utilizando três datas.
A partir das quartas de final, os jogos passariam a ser em ida e volta, até a grande final. Assim, a Copa do Nordeste teria um total de nove datas reservadas.
Além dos clubes da fase preliminar, outros 12 entrariam direto nas oitavas de final, a saber:
É bom lembrar que são apenas propostas de bastidores. Mas um ponto é certo: a CBF não vai mais sacrificar os estaduais para abrir calendário para a Copa do Nordeste. Mesmo que não passe pela cabeça da entidade acabar com o torneio, a solução são será mais cortar na carne das federações - aliadas necessárias para o fortalecimento político de Ednaldo Rodrigues.
Nem que a Copa do Nordeste invada o Brasileirão... Seja qual for o formato adotado, a CBF já deu as garantias que os estaduais do Nordeste terão pelo menos 13 datas. E que elas não serão conflitantes com o torneio regional.
Fonte: ge PB
Mín. 23° Máx. 37°