Quinta, 14 de Novembro de 2024
UNIFIP
Banner Veve Cell
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Rhaissa
Banner Topazio Tintas
Banner Hmais Onco
Policial Operação Piracuera

Polícia Federal deflagra Operação Piracuera para investigar fraudes no seguro-defeso de pescadores em cidade do Sertão

Os investigados teriam incentivado moradores a se cadastrarem como pescadores, mesmo sem exercerem a atividade, para receber o seguro-defeso de forma fraudulenta.

14/11/2024 às 14h50 Atualizada em 14/11/2024 às 20h02
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) iniciou na manhã desta quinta-feira (14) a Operação Piracuera, com o objetivo de combater supostas fraudes no benefício do seguro-defeso, destinado a pescadores, no município de Bom Sucesso, na região de Catolé do Rocha, Sertão paraibano. Os investigados teriam incentivado moradores a se cadastrarem como pescadores, mesmo sem exercerem a atividade, para receber o seguro-defeso de forma fraudulenta.

Continua após a publicidade

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), houve um aumento superior a 1.500% no número de cadastros de novos pescadores em 2023 no município de Bom Sucesso, em comparação ao ano anterior. Esses registros estavam concentrados em uma única associação de pescadores, o que levantou suspeitas de irregularidades. A investigação revelou que os responsáveis cobravam cerca de R$ 700,00 para realizar o cadastro de pessoas interessadas em receber o benefício, e alguns dos beneficiários teriam recebido mais de R$ 8 mil em pagamentos do seguro.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão: um na zona rural de Bom Sucesso e outro no bairro da Torre, em João Pessoa. Além disso, a Justiça Federal determinou a quebra de sigilo bancário dos envolvidos, para aprofundar a análise financeira e rastrear os recursos obtidos de forma ilícita.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

Caso as investigações confirmem as irregularidades, os suspeitos poderão ser denunciados por estelionato majorado e associação criminosa, crimes que podem resultar em penas de até oito anos de reclusão.

O nome da operação, "Piracuera", faz referência ao termo indígena em Tupi-Guarani que significa "Rio sem peixe," uma alusão à falsa atividade de pesca que os investigados alegavam exercer para obtenção dos benefícios.

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

Por Patos Online
Com informações da PF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bom Sucesso - PB
Sobre o município Notícias de Bom Sucesso - PB
Patos, PB Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 37°C 22°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras