
s autuações por manter animais silvestres em cativeiro na Paraíba cresceram significativamente em 2024, segundo dados da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Até outubro, foram registradas 255 infrações, número 58% maior que as 161 autuações de todo o ano de 2023, conforme noticiado neste domingo pelo jornal A União.
As principais vítimas dessa prática ilegal são as aves silvestres, alvo de um tráfico ambiental cruel. O capitão Wellington Aragão, chefe da Fiscalização Ambiental da Sudema, destacou a gravidade da situação:
"As pessoas compram, mas não sabem que esses pássaros passam por um tráfico cruel antes de chegar às suas casas. A estatística demonstra que, a cada 10 animais traficados, oito deles morrem no transporte."
O tráfico de animais silvestres é um dos principais responsáveis pela redução das populações dessas espécies na natureza, além de causar sofrimento aos animais devido às condições precárias em que são transportados.
A Sudema reforça que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental, com penalidades que incluem multas e processos judiciais. A instituição também destaca a importância da conscientização e do engajamento da população no combate a essas práticas ilegais.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 190 ou pelo WhatsApp da Sudema (83) 98754-2600.
Patosonline.com
Com informações do Paraíba Online
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco Mín. 21° Máx. 35°